sábado, 1 de março de 2014

Aerosmith: 40 anos de "Get Your Wings"
sábado, março 01, 2014



Aerosmith: "Get Your Wings"
Lançado em 1° de março de 1974

As vendas abaixo esperado do debut exigiam uma postura diferente do Aerosmith para o seu segundo disco. Não são todas as bandas que se tornam sucesso instantâneo. No caso da trupe de Boston, o êxito comercial funcionou como uma verdadeira escalada para a fama.

Gravado de 1973 para 1974, "Get Your Wings" traz a mesma essência do antecessor, no entanto apresenta diferenças primordiais para que a própria banda conseguisse maior repercussão. Logo de cara, nota-se melhor produção do registro, assinada por Jack Douglas, também responsável por produzir os quatro discos seguintes. As composições têm maior identidade e Steven Tyler, finalmente, adotou o estilo de voz que o consagrou como um dos maiores vocalistas do rock - apesar da nítida ausência de drive.


Musicalmente a identidade foi encontrada, porque o registro é linear. Diferente de seu antecessor, "Get Your Wings" não é do tipo de disco que dá tiros para vários lados: o foco é o hard rock com pitadas de blues e rock clássico, desde as timbragens dos instrumentos até as progressõs musicais empregadas. Talvez a única exceção à regra seja "S.O.S. (Too Bad)", por sua batida rápida, mas o estilo não foge das demais apenas pela aceleração.

A repercussão, novamente, não foi grande como se esperava. O disco atingiu uma modesta 70ª colocação nas paradas norte-americanas. Entretanto, "Same Old Song And Dance" chegou ao posto de número 54 nos charts gerais de singles. Apesar de sua qualidade diferenciada, "Get Your Wings" é mais reconhecido por ser um "laboratório" para o arrasa-quarteirões "Toys In The Attic", lançado um ano depois. Os destaques do play vão para a clássica "Same Old Song And Dance", o cover "Train Kept-A-Rollin'", a bela "Seasons Of Wither" e a divertida "Woman Of The World".



Steven Tyler (vocal)
Joe Perry (guitarra)
Brad Whitford (guitarra)
Tom Hamilton (baixo)
Joey Kramer (bateria)

Músicos adicionais:
Michael Brecker (saxofone tenor em 1 e 8)
Randy Brecker (trompete em 1)
Stan Bronstein (saxofone barítono em 1 e 8)
Jon Pearson (trombone em 1)
Ray Colcord (teclados em 3)

01. Same Old Song and Dance
02. Lord of the Thighs
03. Spaced
04. Woman of the World
05. S.O.S. (Too Bad)
06. Train Kept A-Rollin'
07. Seasons of Wither
08. Pandora's Box

Igor Miranda Jornalista natural de Uberlândia (MG). Apaixonado por rock há mais de uma década, começou a escrever sobre música desde 2007, com o surgimento do saudoso blog Combe do Iommi. Co-fundou e integrou o site Van do Halen até o ano de 2013 - apesar de ainda manter uma coluna, chamada "Cabeçote" e publicada sempre nas noites de segundas-feiras. Atualmente é redator-chefe da área editorial do site Cifras, afiliado ao R7. Trabalhou como repórter do jornal Correio de Uberlândia entre 2013 e 2016.