domingo, 30 de março de 2014

Da desinformação à reunião do Led Zeppelin (que não deve acontecer em 2014)
domingo, março 30, 2014


Alguns sites e blogs abusaram do “serviço de desinformação” nos últimos dias, ao resgatarem uma declaração de Robert Plant do início de 2013 e transformarem, agora, em uma “notícia fresquinha”. Em entrevista ao 60 Minutes da Austrália, o cantor teria se mostrado disponível a uma reunião do Led Zeppelin. Mas essa afirmação aconteceu em fevereiro do ano passado.

Deixando de lado a incompetência de apuração desses sites (alguns muito conceituados, aliás), vamos ao que foi dito pelo vocalista. “Eles não falam uma palavra sequer. Ficam centrados em seus mundos e deixam isso para mim. Não sou o malvado da história. Eles são capricornianos. Não tenho nada para 2014″, afirmou.

Pois então. 2014 chegou e só ouvimos falar de Led Zeppelin com mais um relançamento dos discos antigos, projeto capitaneado por Jimmy Page. Mas e a reunião, será que vai rolar? Pelo andar da carruagem, não.



Plant pede para que não fique como o “malvado da história” e me parece ser justo, porque pelo visto Page e John Paul Jones também estão dificultando o processo. Cada um parece complicar em um período diferente ao arrumar novos projetos em momentos distintos um do outro. Ou, então, utilizam a desculpa das novas empreitadas para não se reunirem simplesmente por falta de vontade.

John Paul Jones, para variar, mostrou-se um cara pra lá de ocupado – e versátil. Ele montou um novo projeto com o Deathprod de música experimental que se chama Minibus Pimps. O projeto já lançou o álbum de estreia no começo deste mês. Além disso, ele trabalha na adaptação da ópera “The Ghost Sonata”. Na metade de 2013, aliás, o próprio Jones disse que ele deve estar muito atarefado para uma reunião por agora.

Robert Plant, por sua vez, parece ter encontrado uma ocupação para 2014. Ele está trabalhando no primeiro álbum de estúdio do Sensational Space Shifters. Segundo o Pulse Of Radio, a banda já está com quase todas as faixas do disco já prontas e o mesmo deve ser lançado ainda neste ano.



Por fim, Jimmy Page trabalha nos relançamentos do Zeppelin, que chegam ao público em breve. Deve ser o que está menos ocupado, mas foi o único que não se manifestou publicamente sobre uma possível reunião para 2014.

A expectativa dos fãs é que os três monstros ainda façam uma turnê de reunião antes de morrerem. Plant, Page e Jones já estão velhos e isso, infelizmente, pode acontecer a qualquer momento. De preferência, que a reunião seja com o competente Jason Bonham, herdeiro natural do posto de baterista deixado pelo seu pai, John. Posso (e prefiro) estar errado, mas os indícios é de que os fãs vão ter que esperar por mais um ano.

Texto originalmente escrito para a minha coluna, "Cabeçote", no site Van do Halen.
Igor Miranda Jornalista natural de Uberlândia (MG). Apaixonado por rock há mais de uma década, começou a escrever sobre música desde 2007, com o surgimento do saudoso blog Combe do Iommi. Co-fundou e integrou o site Van do Halen até o ano de 2013 - apesar de ainda manter uma coluna, chamada "Cabeçote" e publicada sempre nas noites de segundas-feiras. Atualmente é redator-chefe da área editorial do site Cifras, afiliado ao R7. Trabalhou como repórter do jornal Correio de Uberlândia entre 2013 e 2016.