sexta-feira, 7 de março de 2014

Dia Internacional da Mulher: 20 músicas com nomes de mulheres
sexta-feira, março 07, 2014



Mulheres. Fortes e poderosas, iguais aos homens (ou até mais do que eles), mas com charme e elegância adicionais. Nada de sexo frágil. Aliás, historicamente, é para ir contra certos tipos de machismo e conceitos ultrapassados que esta data existe.

No dia 8 de março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher por conta das manifestações de mulheres russas, que pediam por melhores condições de vida e trabalho, no início do século XX. A data foi instaurada na Rússia, que viria a se tornar União Soviética.

No entanto, o Dia Internacional da Mulher não era comemorado no Ocidente até o surgimento do movimento feminista - que não prega superioridade das mulheres, apenas pede por uma igualdade que ainda não existe, por mais que deveria.

Minha singela homenagem às garotas, moças e mulheres que acompanham o Revista Cifras apresenta (boas) músicas com nomes de mulheres. Divirtam-se e complementem com mais sugestões nos comentários. E um feliz 8 de março!

Observação: para a turma do "esqueceram aquela", ressaltamos: a intenção não é reunir todas as músicas com nomes de mulheres do mundo. É apenas uma homenagem através de 20 músicas. Traga mais sugestões nos comentários.

Beatles: "Michelle"

Boston: "Amanda"

Eric Clapton: "Layla"

Barão Vermelho: "Bete Balanço"

KISS: "Beth"

Little Richard: "Lucille"

Rod Stewart (com Jeff Beck): "Maggie May"

Roberto Carlos: "Lady Laura"

Rolling Stones: "Angie"

Toto: "Rosanna"

The Cult: "Edie"

Tesla: "Little Suzi"

Oasis: "Lyla"

Santana: "Maria Maria"

Caetano Veloso: "A Luz de Tieta"

Silverchair: "Ana's Song"

The Police: "Roxanne"

Europe: "Carrie"

Sidney Magal: "Sandra Rosa Madalena"

Thin Lizzy: "Sarah"
Categoria:
Igor Miranda Jornalista natural de Uberlândia (MG). Apaixonado por rock há mais de uma década, começou a escrever sobre música desde 2007, com o surgimento do saudoso blog Combe do Iommi. Co-fundou e integrou o site Van do Halen até o ano de 2013 - apesar de ainda manter uma coluna, chamada "Cabeçote" e publicada sempre nas noites de segundas-feiras. Atualmente é redator-chefe da área editorial do site Cifras, afiliado ao R7. Trabalhou como repórter do jornal Correio de Uberlândia entre 2013 e 2016.