sexta-feira, 28 de março de 2014

Músicas de rock com gaita - parte 1
sexta-feira, março 28, 2014



Gaita, harmônica, gaita de boca, harmona, realejo. Os nomes são muitos para esse instrumento musical versátil, presente em estilos como blues, jazz e até música clássica. Mas além de ser tradicional em outros gêneros, a gaita é importante também no rock.

Ainda acho que ela deveria ser mais utilizada no estilo. É uma demonstração de atitude e da própria essência do rock n roll, gênero nascido com raízes no blues. Mas há diversos exemplos de harmônica no rock. A lista abaixo traz dez boas canções com participação do instrumento.

Guns N' Roses - "Bad Obsession"



Black Sabbath - "The Wizard"



Led Zeppelin - "When The Levee Breaks"



Matanza - "Bom é quando faz mal"



Deep Purple - "Lazy"



Aerosmith - "Pink"


The Rolling Stones - "Stop Breaking Down" (Robert Johnson cover)


The Doors - "Roadhouse Blues"


Beatles - "Love Me Do"


Bob Dylan - "Like A Rolling Stone"

Igor Miranda Jornalista natural de Uberlândia (MG). Apaixonado por rock há mais de uma década, começou a escrever sobre música desde 2007, com o surgimento do saudoso blog Combe do Iommi. Co-fundou e integrou o site Van do Halen até o ano de 2013 - apesar de ainda manter uma coluna, chamada "Cabeçote" e publicada sempre nas noites de segundas-feiras. Atualmente é redator-chefe da área editorial do site Cifras, afiliado ao R7. Trabalhou como repórter do jornal Correio de Uberlândia entre 2013 e 2016.