quarta-feira, 30 de abril de 2014

Cinco anos após último trabalho, Titãs anuncia novo disco e divulga capa
quarta-feira, abril 30, 2014


Meia década após o lançamento do último trabalho de estúdio, "Sacos Plásticos" (2009), o Titãs divulgou informações sobre um vindouro álbum, intitulado "Nheengatu". 

O álbum é o 18° do grupo, tem 14 faixas, conta com produção de Rafael Ramos e será lançado no dia 12 de maio pela gravadora Som Livre. A capa já foi divulgada pela própria banda que, em comunicado oficial, explicou o título do disco. 

"NHEENGATU" [...] palavra indígena que significa Língua Geral, compilação que os jesuítas fizeram no século XVII dos diferentes dialetos indígenas brasileiros para que índios e portugueses se entendessem. 

[...] a pintura na capa [...] retrata a Torre de Babel, um mito bíblico que fala de uma torre que os homens construíram para chegar ao céu, mas que foi destruída devido à falta de entendimento entre eles, que falavam línguas diferentes e não conseguiam se entender. 

A capa e o título apresentam um paradoxo interessante: uma torre que foi destruída pela falta de entendimento e uma língua que foi criada para favorecer o entendimento. Na tentativa de fazer uma foto instantânea do Brasil atual, as duas ideias se contrapõem bem: uma palavra (e uma linguagem) de entendimento para tentar explicar um mundo de desentendimento". 

Confira a tracklist de "Nheengatu" abaixo: 

01. Fardado 
02. Mensageiro da Desgraça 
03. República dos Bananas 
04. Fala, Renata 
05. Cadáver Sobre Cadáver 
06. Canalha 
07. Pedofilia 
08. Chegada ao Brasil (Terra à Vista) 
09. Eu Me Sinto Bem 
10. Flores Pra Ela 
11. Não Pode 
12. Senhor 
13. Baião de Dois 
14. Quem São os Animais? 
Igor Miranda Jornalista natural de Uberlândia (MG). Apaixonado por rock há mais de uma década, começou a escrever sobre música desde 2007, com o surgimento do saudoso blog Combe do Iommi. Co-fundou e integrou o site Van do Halen até o ano de 2013 - apesar de ainda manter uma coluna, chamada "Cabeçote" e publicada sempre nas noites de segundas-feiras. Atualmente é redator-chefe da área editorial do site Cifras, afiliado ao R7. Trabalhou como repórter do jornal Correio de Uberlândia entre 2013 e 2016.