terça-feira, 8 de abril de 2014

Professor de Filosofia no DF coloca música de Valesca Popozuda em prova: "grande pensadora"
terça-feira, abril 08, 2014


Um professor de Filosofia fez uma questão um pouco diferente aos seus alunos do Centro de Ensino Médio 3 de Taguatinga, Distrito Federal. Na avaliação, ele quis saber: "Segundo a grande pensadora contemporânea Valesca Popozuda, se bater de frente:". As opções eram: "A) só tiro, porrada e bomba; B) beijinho no ombro; C) recalque; D) vida longa". 

A imagem com a questão da prova foi amplamente compartilhada no início desta semana nas redes sociais. O próprio professor, Antonio Kubitschek, explicou em entrevista à Band News. "A partir do momento em que a Valesca faz uma música tão repercutida, ela está passando um conceito. Se considerarmos uma tendência filosófica que diz que todo mundo pode ser um pensador, desde que consiga criar um conceito, eu acho que a Valesca é sim uma pensadora. Se eu tivesse colocado Chico Buarque como grande pensador contemporâneo, não teria causado polêmica nenhuma", disse. 

Valesca Popozuda também comentou o caso, em entrevista ao EGO. "Todos nós somos pensadores contemporâneos quando colocamos nossa opinião a frente de tudo e deixamos claro nossos pensamentos sem ter medo de nada", disse. 

Ela complementou em um post nas redes sociais: "O tempo que todo mundo gasta julgando ele, o ofendendo por isso. Deveríamos era nos unir e protestar sim pelo salário dele e dos outros professores, pelas condições que muitos dão aulas pelo Brasil. E se a polêmica é apenas por ser uma música de funk? E se fosse MPB ou uma música americana que tanto é valorizada por nós? Será que daria a mesma polêmica?", afirmou. 
Categoria:
Igor Miranda Jornalista natural de Uberlândia (MG). Apaixonado por rock há mais de uma década, começou a escrever sobre música desde 2007, com o surgimento do saudoso blog Combe do Iommi. Co-fundou e integrou o site Van do Halen até o ano de 2013 - apesar de ainda manter uma coluna, chamada "Cabeçote" e publicada sempre nas noites de segundas-feiras. Atualmente é redator-chefe da área editorial do site Cifras, afiliado ao R7. Trabalhou como repórter do jornal Correio de Uberlândia entre 2013 e 2016.