sexta-feira, 30 de maio de 2014

Heavy metal é estilo musical para elites, aponta pesquisa
sexta-feira, maio 30, 2014


Surgido em subúrbios e criado por músicos que nasceram em famílias de operários, o heavy metal hoje é considerado um estilo musical "de burguês".

De acordo com uma pesquisa feita por Richard Florida, da Universidade de Toronto, os países mais adeptos ao gênero são os mais desenvolvidos. O mapa abaixo mostra que a Escandinávia é o local que mais tem bandas de metal: uma a cada 100 mil habitantes.



"O metal continua muito popular nos países escandinavos, conhecidos pela riqueza, redes de segurança social e elevada qualidade de vida", disse Florida, em entrevista.

"Memso com o metal sendo a escolha de homens da classe trabalhadora, a popularidade do gênero é maior em locais mais desenvolvidos e tolerantes. O metal não sai da escória da alienação, mas de regiões prósperas. Novas formas musicais podem ser criadas em localidades marginalizadas, mas se desenvolve em países ricos, com mídia para divulgar e jovens para consumir", afirmou.
Igor Miranda Jornalista natural de Uberlândia (MG). Apaixonado por rock há mais de uma década, começou a escrever sobre música desde 2007, com o surgimento do saudoso blog Combe do Iommi. Co-fundou e integrou o site Van do Halen até o ano de 2013 - apesar de ainda manter uma coluna, chamada "Cabeçote" e publicada sempre nas noites de segundas-feiras. Atualmente é redator-chefe da área editorial do site Cifras, afiliado ao R7. Trabalhou como repórter do jornal Correio de Uberlândia entre 2013 e 2016.