segunda-feira, 19 de maio de 2014

Músico processa Led Zeppelin por plágio em "Stairway To Heaven"
segunda-feira, maio 19, 2014


É provável que você pense que o baixista Mark Andes, fundador da banda Spirit, esteja um pouco atrasado em sua ação judicial. Mas nunca é tarde para reivindicar uma suposta contribuição em um dos grandes clássicos da música.

De acordo com a Business Week, Andes está processando o Led Zeppelin por um suposto plágio em "Stairway To Heaven", de 1971. Segundo o baixista, há muitas semelhanças entre a canção do Zeppelin e a música "Taurus", do Spirit, lançada em 1969.


(Mark Andes)

Mark Andes busca uma liminar para bloquear o relançamento do álbum "IV", do Led Zeppelin, que contém "Stairway To Heaven". Ele quer que o falecido guitarrista Randy California, autor de "Taurus", seja creditado no clássico do Zeppelin.

Para ganhar a ação nas leis dos Estados Unidos, Mark Andes precisa provar não apenas que as músicas são iguais, mas que o Led Zeppelin também teve acesso ao conteúdo original. A prova de Andes deve girar em torno do período em que o Zeppelin foi a banda de abertura de uma turnê do Spirit em solo estadunidense, no ano de 1968.

Compare as músicas:

Spirit: "Taurus"



Led Zeppelin: "Stairway To Heaven"

Igor Miranda Jornalista natural de Uberlândia (MG). Apaixonado por rock há mais de uma década, começou a escrever sobre música desde 2007, com o surgimento do saudoso blog Combe do Iommi. Co-fundou e integrou o site Van do Halen até o ano de 2013 - apesar de ainda manter uma coluna, chamada "Cabeçote" e publicada sempre nas noites de segundas-feiras. Atualmente é redator-chefe da área editorial do site Cifras, afiliado ao R7. Trabalhou como repórter do jornal Correio de Uberlândia entre 2013 e 2016.