quarta-feira, 21 de maio de 2014

Pesquisa mostra cantores de maior alcance; Axl Rose e Steven Tyler estão na lista
quarta-feira, maio 21, 2014

O site Concert Hotels divulgou recentemente uma pesquisa que mostra as notas alcançadas por diversos vocalistas de vários estilos. 

O estudo registrou o alcance vocal de cada cantor em um gráfico, que pode ser visualizado abaixo. Quanto maior a barra, mais variações são obtidas pelo vocalista. Quanto mais à esquerda, mais graves são as vozes. E quanto mais à direita, mais agudos são os registros. 

O alcance não se baseia necessariamente no quão aguda ou grave a voz de um cantor pode ser, mas na expansão que ela tem entre os dois extremos. 

Entre os cantores de maior alcance, estão Axl Rose (Guns N' Roses), Mariah Carey, Prince, Steven Tyler (Aerosmith) e James Brown. Em níveis intermediários, estão as vozes de Paul McCartney, Tina Turner, Michael Jackson, Freddie Mercury e Miley Cyrus, entre outros. 

Na parte de baixo, nomes como Taylor Swift, Sam Cooks, Jerry Lee Lewis e Justin Bieber figuram na lista. O último colocado é o cantor country Luke Bryan, que sequer consegue sair da escala de lá (A). 

Detalhes podem ser conferidos no site do Concert Hotels (clique aqui). Veja abaixo uma imagem do levantamento. 


Igor Miranda Jornalista natural de Uberlândia (MG). Apaixonado por rock há mais de uma década, começou a escrever sobre música desde 2007, com o surgimento do saudoso blog Combe do Iommi. Co-fundou e integrou o site Van do Halen até o ano de 2013 - apesar de ainda manter uma coluna, chamada "Cabeçote" e publicada sempre nas noites de segundas-feiras. Atualmente é redator-chefe da área editorial do site Cifras, afiliado ao R7. Trabalhou como repórter do jornal Correio de Uberlândia entre 2013 e 2016.