segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Vendas de discos: última semana foi a pior desde 1991
segunda-feira, setembro 01, 2014


Desde o início da operação do sistema Nielsen SoundScan, que mensura o número de vendas de discos nos Estados Unidos desde 1991, o comércio fonográfico não registra uma baixa tão grande.

Foi a primeira vez que o mercado dos Estados Unidos, o principal na área, não atinge a marca de 4 milhões de discos vendidos em uma semana. O número raspou a marca, mas começa a desenhar o início do fim: 3,97 milhões.

O disco mais vendido nos Estados Unidos na última semana foi "Blacc Hollywood", de Wiz Khalifa, com 90 mil cópias comercializadas. Os outros três lançamentos que compõem o Top 10 registraram média de 31 mil vendas.

Não é só uma questão de formato: o consumo de música digital também sofreu uma queda. De acordo com dados concedidos pela Billboard, os álbuns digitais venderam 11,7% menos neste ano e os downloads legais tiveram uma baixa de 12,8%.
Igor Miranda Jornalista natural de Uberlândia (MG). Apaixonado por rock há mais de uma década, começou a escrever sobre música desde 2007, com o surgimento do saudoso blog Combe do Iommi. Co-fundou e integrou o site Van do Halen até o ano de 2013 - apesar de ainda manter uma coluna, chamada "Cabeçote" e publicada sempre nas noites de segundas-feiras. Atualmente é redator-chefe da área editorial do site Cifras, afiliado ao R7. Trabalhou como repórter do jornal Correio de Uberlândia entre 2013 e 2016.