segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Ouça música feita por cometa e registrada por sonda
segunda-feira, novembro 17, 2014


A música está em todos os lugares. Basta encontrar melodia no que se ouve. Há quem diga que até mesmo o silêncio seja música.

Com essa perspectiva, a sonda Philae, da missão Rosetta, captou o som do cometa 67P, no qual ele pousou na quarta-feira (12). O som foi considerado um "canto de cometa" pela ESA (Agência Espacial Europeia), que divulgou o registro em áudio pelo Soundcloud.

De acordo com os cientistas da ESA, a sonoridade pode ter sido produzida pela própria atividade do cometa, pois ele libera partículas neutras no espaço, que se carregam eletricamente no espaço. No entanto, o que realmente gerou a "música do cometa" ainda não foi descoberto.

De forma mais objetiva, a "música do cometa" é um apanhado de oscilações de campo magnético no ambiente do cometa. A frequência é de 40 a 50 mHz, bem abaixo do que o ouvido humano pode ouvir. Para que a "melodia" ficasse audível, as frequências foram aumentadas em quase 10 mil vezes, para que ficassem entre 20 Hz e 20 kHz.

Ouça a "música do cometa" no player abaixo:

Categoria:
Igor Miranda Jornalista natural de Uberlândia (MG). Apaixonado por rock há mais de uma década, começou a escrever sobre música desde 2007, com o surgimento do saudoso blog Combe do Iommi. Co-fundou e integrou o site Van do Halen até o ano de 2013 - apesar de ainda manter uma coluna, chamada "Cabeçote" e publicada sempre nas noites de segundas-feiras. Atualmente é redator-chefe da área editorial do site Cifras, afiliado ao R7. Trabalhou como repórter do jornal Correio de Uberlândia entre 2013 e 2016.