terça-feira, 16 de junho de 2015

10 curiosidades sobre a música "Stairway To Heaven", do Led Zeppelin
terça-feira, junho 16, 2015


Uma das composições mais conhecidas do rock e da música contemporânea como um todo, "Stairway To Heaven" é um clássico do Led Zeppelin. Seu início acústico, a forma como é conduzida e o peso ao fim tornaram a faixa, de oito minutos de duração, muito peculiar.

Confira abaixo algumas curiosidades sobre "Stairway To Heaven".

1) A música é a mais pedida da história das rádios FM dos Estados Unidos, tendo congestionado as linhas telefônicas das estações com pedidos no início da década de 1970. Mas, curiosamente, ela não foi lançada como single (formato de divulgação, promocional, direcionado justamente para rádios) por lá. A demanda fez com que a gravadora Atlantic lançasse a canção no formato single, no entanto, "Stairway To Heaven" já havia feito história.

2) A banda foi bastante pressionada pela gravadora Atlantic para que reduzisse a duração da faixa, para que emplacasse nas rádios. Os músicos, no entanto, resistiram.

3) A canção foi composta em pedaços. Em uma entrevista, o baixista John Paul Jones descreveu o processo de composição: "(Page e Plant) voltaram das montanhas galesas com a introdução e o riff da guitarra. Eu literalmente a ouvi em frente de uma grande fogueira em uma casa de campo. Eu peguei uma flauta e toquei um riff bem simples que nos deu uma introdução, depois fui até um piano para a seção seguinte, acompanhando as guitarras".



4) A letra, escrita em maior parte pelo vocalista Robert Plant, surgiu bem rapidamente. "De repente minha mão estava escrevendo as palavras: Há uma senhora que está certa, tudo o que reluz é ouro, e ela está comprando uma escadaria para o céu. Eu simplesmente sentei, olhei para elas e quase pulei da cadeira", disse.

5) A explicação de Robert Plant para a composição é bem subjetiva. "É uma divagação cínica sobre uma mulher que sempre conseguia tudo o que queria sem dar a isso a devida reflexão ou consideração", afirmou.

6) Consagrado por ter utilizado guitarras Gibson Les Paul ao longo de sua carreira, Jimmy Page utilizou uma Fender Telecaster 1958 - que tem um timbre bem diferente em comparação à Les Paul - para fazer o lendário solo de guitarra ao fim da canção. Os demais instrumentos utilizados por Page para a música foram um violão Harmony Sovereign H1260 e uma Fender Electric XII (12 cordas).

7) "Stairway To Heaven" é, de acordo com a banda Spirit, um plágio da música "Taurus", lançada por eles em 1968, três anos antes. Recentemente, o compositor Randy California processou o grupo e ganhou em primeira instância. Novos julgamentos devem ocorrer nos próximos meses.



8) A relação de Robert Plant com "Stairway To Heaven" mescla amor e ódio. Apesar de ter sido o grande clássico do Led Zeppelin, o cantor se cansou da música e, em meados de 1977, o grupo não a tocava em todos os shows. Em sua carreira solo, Plant não a executava com frequência. Em 1986, ele afirmou que "ficaria com urticária se a cantasse em todos os shows".

9) Estima-se que "Stairway To Heaven" tenha tocado mais de três milhões de vezes em rádios de todo o mundo entre os anos de 1971 e 2000. O disco no qual a música está inserido, "IV", vendeu mais de 37 milhões de cópias em todo o planeta e é o terceiro mais vendido nos Estados Unidos.

10) Há várias acusações de ocultismo por trás da letra de "Stairway To Heaven". Muitos afirmaram, ao longo dos anos, que a canção executada ao contrário transmite mensagens como "Aqui está a meu doce Satanás" e "Canto pois vivo com Satanás".

Igor Miranda Jornalista natural de Uberlândia (MG). Apaixonado por rock há mais de uma década, começou a escrever sobre música desde 2007, com o surgimento do saudoso blog Combe do Iommi. Co-fundou e integrou o site Van do Halen até o ano de 2013 - apesar de ainda manter uma coluna, chamada "Cabeçote" e publicada sempre nas noites de segundas-feiras. Atualmente é redator-chefe da área editorial do site Cifras, afiliado ao R7. Trabalhou como repórter do jornal Correio de Uberlândia entre 2013 e 2016.