terça-feira, 11 de agosto de 2015

Criador do MP3 disse que Microsoft tentou desencorajá-lo: "falaram que não duraria"
terça-feira, agosto 11, 2015


Inventado há 20 anos por um grupo de pesquisadores do instituto alemão Fraunhofer, o formato de arquivo MP3 instaurou uma verdadeira revolução na forma de consumo musical entre o fim da década de 1990 e o início dos anos 2000. 

O engenheiro alemão Karlheinz Brandenbur, um dos criadores da extensão, revelou, porém, que a empresa Microsoft, responsável pelo principal sistema operacional utilizado em computadores pelo mundo, não encorajou o desenvolvimento da nova possibilidade. "A Microsoft disse que o MP3 não duraria", revelou, em entrevista ao portal UOL. 

Brandenbur revelou a opinião de outro pesquisador que participou da criaçao da extensão e também disse o quanto ele acredita que o MP3 vai durar. "Bernhard Grill, da equipe que criou o MP3, acha que vai durar cem anos. Não acho que chegue a tanto, mas certamente vai durar mais que o CD", afirmou. 

Para o pesquisador alemão, o arquivo MP3 se popularizou por uma série de fatores: portabilidade da música, acesso expandido a computadores em função do preço e praticidade dos dispositivos. "Você não precisava mais de um walkman ou discman. A mudança foi drástica para a indústria da música, já que a venda de CDs caiu. Mas se você olhar as estatísticas, as pessoas continuaram a ir em shows e a ouvir música. Os jovens músicos com quem converso me dizem que o MP3 deu a eles a chance de mostrarem seus trabalhos", disse, para o site UOL. 
Categoria:
Igor Miranda Jornalista natural de Uberlândia (MG). Apaixonado por rock há mais de uma década, começou a escrever sobre música desde 2007, com o surgimento do saudoso blog Combe do Iommi. Co-fundou e integrou o site Van do Halen até o ano de 2013 - apesar de ainda manter uma coluna, chamada "Cabeçote" e publicada sempre nas noites de segundas-feiras. Atualmente é redator-chefe da área editorial do site Cifras, afiliado ao R7. Trabalhou como repórter do jornal Correio de Uberlândia entre 2013 e 2016.