sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Emissora é criticada após escolher ator branco para representar Michael Jackson em filme
sexta-feira, janeiro 29, 2016


A escolha do ator Joseph Fiennes para interpretar Michael Jackson em um filme gerou polêmica nos últimos dias. Isso porque Fiennes é branco e não poderia interpretar Jackson, que foi negro.

A produção, pensada para a TV e batizada de "Elizabeth, Michael & Marlon", é de responsabilidade do canal Sky Arts. O intuito da obra é contar sobre a reação de Michael Jackson, Elizabeth Taylor e Marlon Brando aos atentados de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos. Com todos os voos cancelados e sem motorista particular, o trio pegou um carro e fugiu até Ohio.

Michael Jackson já era branco em 2001. Ele revelou em 1993 que tinha vitiligo, uma doença que faz com que a vítima perca a pigmentação da pele. Para não ficar com manchas, o cantor fez um tratamento com hidroquinona e ficou esbranquiçado por completo.

Ainda assim, houve muita polêmica em relação à escolha de Joseph Fiennes, que é branco, porque, para fãs e ativistas, Michael Jackson viveu o auge de sua carreira quando ainda era negro, antes de ser atacado pela doença. A questão étnica também tem sido discutida no mundo do cinema e da televisão por conta da polêmica relacionada ao Oscar 2016 - muitas personalidades acusam a premiação de não reconhecer a representatividade negra na área.

O assunto ganhou uma proporção ainda maior porque já há bastante polêmica envolvendo o #OscarSoWhite, a falta de representatividade negra na maior premiação do cinema. Nenhum envolvido se manifestou até o momento. O filme ainda está em produção e não tem data para ser lançado.

Michael também repudiaria? 

Em uma entrevista realizada em 1993, Michael Jackson falou sobre o rumor de que teria pedido um garoto branco para interpretá-lo em um comercial da Pepsi. Apesar da ocasião ter sido diferente, a declaração de Jackson sobre o assunto poderia se encaixar na situação de hoje. "É a história mais ridícula e horrível que já ouvi. Por que eu iria querer um garoto branco para me interpretar? Sou um americano negro. Tenho orgulho de ser afro-americano", disse, à época.

O vídeo foi resgatado justamente durante a atual polêmica que envolve a escolha de Joseph Fiennes para interpretá-lo no filme. Veja:

Categoria:
Igor Miranda Jornalista natural de Uberlândia (MG). Apaixonado por rock há mais de uma década, começou a escrever sobre música desde 2007, com o surgimento do saudoso blog Combe do Iommi. Co-fundou e integrou o site Van do Halen até o ano de 2013 - apesar de ainda manter uma coluna, chamada "Cabeçote" e publicada sempre nas noites de segundas-feiras. Atualmente é redator-chefe da área editorial do site Cifras, afiliado ao R7. Trabalhou como repórter do jornal Correio de Uberlândia entre 2013 e 2016.