quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Veja a humilde lista de exigências do Metallica em 1983
quarta-feira, janeiro 27, 2016


Para uma banda pedir cachê de US$ 1 milhão por show, como o Metallica cobra atualmente, deve se passar por por um crescimento gradual. No início, uma das bandas precursoras do thrash metal se limitava a ter um fardo de cerveja no camarim, especificações técnicas e outras coisinhas em sua lista de exigências.

A lista de exigências da turnê feita com o Raven, em 1983, foi apurada e divulgada pelo site The Smoking Gun. Na ocasião, o Metallica era a banda de abertura e ganhava US$ 1,25 mil para dois shows. A tradução da lista segue abaixo:

1) A divulgação deve começar duas semanas antes da data. Os anúncios devem ter “Raven & Metallica”, ambas com 100% do faturamento e a logo das bandas devem ser utilizadas.

2) Todos os fundos musicais usados em rádio ou TV no local devem ser dos álbuns do Raven e do Metallica. Podemos providenciar cópias se solicitado.

3) As bandas estarão disponíveis para entrevistas imediatamente após o show ou duas horas depois em caso de veículos de rádio ou TV.

4) A performance de nenhuma das bandas deve ser filmada ou gravada a não ser pelo empresário ou pela gravadora.

5) O local deve ter um técnico qualificado para ligar som e luz. Esse técnico deve estar disponível ao fim do show para desconectar.

6) A casa deve ter uma fonte de energia de 200 a em um espaço de 100 pés.

7) Um camarim deve ser providenciado para acomodar cada banda quando possível. Se dois quartos não estiverem disponíveis, deve ser disponibilizado um que seja capaz de acomodar 15 pessoas.

8) A equipe deve ter acesso ao palco cinco horas antes da abertura do local.

9) O tamanho do palco não pode ser menor que 16 pés de largura e 24 de comprimento, além de ao menos um pé de altura. O teto não deve estar a menos de 10 pés do palco. O teto deve ter canos caso seja necessário subir iluminação.

10) O contratante deve providenciar (sem custos ao artista):

– 2 fardos de cerveja (um para cada banda)
– 1 fardo de refrigerante, café e chá
– 2 litros de suco de laranja
– 1 mesa de frios (ou refeição quente) para 15 pessoas incluindo carnes, queijos, pão, batata chips, refrigerante. Todos os itens devem estar no camarim uma hora antes da performance.
Igor Miranda Jornalista natural de Uberlândia (MG). Apaixonado por rock há mais de uma década, começou a escrever sobre música desde 2007, com o surgimento do saudoso blog Combe do Iommi. Co-fundou e integrou o site Van do Halen até o ano de 2013 - apesar de ainda manter uma coluna, chamada "Cabeçote" e publicada sempre nas noites de segundas-feiras. Atualmente é redator-chefe da área editorial do site Cifras, afiliado ao R7. Trabalhou como repórter do jornal Correio de Uberlândia entre 2013 e 2016.