terça-feira, 14 de junho de 2016

Ed Sheeran é processado em US$ 20 milhões por plágio em "Photograph"
terça-feira, junho 14, 2016


Ed Sheeran foi notificado judicialmente de uma ação movida por dois músicos da Califórnia, nos Estados Unidos. Martin Harrington e Thomas Leonard pedem US$ 20 milhões pelos direitos autorais da música "Photograph".

De acordo com a ação judicial, os compositores alegam que "Photograph", lançada em 2014 no álbum "X", tem uma estrutura melódica muito semelhante à de uma música divulgada por eles em 2009, intitulada "Amazing". A canção de Harrington e Leonard chegou a ser cantada por Matt Cardle, vencedor do "The X Factor", durante a edição do reality show em 2010.

A acusação afirma que "Photograph" tem 39 notas idênticas a "Amazing" e que as semelhanças são perceptíveis para o observador comum. "A semelhança das palavras, o estilo vocal, melodia vocal, melodia e ritmo são indicadores claros da cópia", afirma o texto judicial.

O compositor Johnny McDaid, co-autor de "Photograph", e as empresas Sony/ATV, Warner Music e Atlantic Recording também são réus no processo. Até o momento, ninguém se manifestou publicamente sobre o caso.

Compare as músicas:



Categoria:
Igor Miranda Jornalista natural de Uberlândia (MG). Apaixonado por rock há mais de uma década, começou a escrever sobre música desde 2007, com o surgimento do saudoso blog Combe do Iommi. Co-fundou e integrou o site Van do Halen até o ano de 2013 - apesar de ainda manter uma coluna, chamada "Cabeçote" e publicada sempre nas noites de segundas-feiras. Atualmente é redator-chefe da área editorial do site Cifras, afiliado ao R7. Trabalhou como repórter do jornal Correio de Uberlândia entre 2013 e 2016.