quinta-feira, 23 de junho de 2016

Led Zeppelin vence julgamento sobre plágio de "Stairway To Heaven"
quinta-feira, junho 23, 2016


O Led Zeppelin, por meio dos compositores Robert Plant e Jimmy Page, venceu o julgamento em que era acusado de plágio na música "Stairway To Heaven". Um músico da banda Spirit afirmava que a melodia era copiada da canção "Taurus".

De acordo com a justiça de Los Angeles, não existem provas suficientes para configurar plágio. Entre argumentos de defesa, um especialista disse no tribunal que a progressão melódica de ambas as músicas é muito comum no imaginário popular. Ele chegou a mencionar canções como "Insensatez", de Tom Jobim, e "Michelle", dos Beatles.

Jimmy Page e Robert Plant emitiram uma breve nota sobre o caso. “Agradecemos ao serviço consciente dos jurados e ficamos satisfeitos com a decisão a nosso favor, confirmando o que já sabíamos há 45 anos. Apreciamos o apoio dos fãs e esperamos deixar essa questão legal no passado”, afirma o comunicado.
Igor Miranda Jornalista natural de Uberlândia (MG). Apaixonado por rock há mais de uma década, começou a escrever sobre música desde 2007, com o surgimento do saudoso blog Combe do Iommi. Co-fundou e integrou o site Van do Halen até o ano de 2013 - apesar de ainda manter uma coluna, chamada "Cabeçote" e publicada sempre nas noites de segundas-feiras. Atualmente é redator-chefe da área editorial do site Cifras, afiliado ao R7. Trabalhou como repórter do jornal Correio de Uberlândia entre 2013 e 2016.