quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Bob Dylan ganha Nobel de Literatura e atinge marca histórica
quinta-feira, outubro 13, 2016


Bob Dylan venceu o Prêmio Nobel de Literatura 2016. A decisão foi anunciada nesta quinta-feira (13), em um evento na cidade de Estocolmo, na Suécia.

Dylan não foi escolhido por uma obra recente em específico. A opção pelo músico foi porque ele criou "uma nova expressão poética no cancioneiro tradicional americano".

Além de cantor e compositor, Bob Dylan também lançou livros como "Tarantula", de prosa poética; "Crônicas: Volume Um", a primeira parte de suas memórias; várias obras com as letras de suas músicas e seis trabalhos literários sobre arte.

Recorde

Com a honraria, Dylan conquistou uma incrível marca pessoal. Ele é o único artista a obter os principais prêmios nas categorias de música, cinema e literatura: Nobel, Oscar, Grammy e Globo de Ouro.

Bob Dylan tem 12 Grammys (o primeiro foi conquistado em 1973), além de um Oscar e um Globo de Ouro obtidos em 2001. Ele ainda foi agraciado com um prêmio Pulitzer, em 2008, por seu "impacto na cultura americana". Com o Nobel, mais uma honraria entrou para a gloriosa história do músico.
Igor Miranda Jornalista natural de Uberlândia (MG). Apaixonado por rock há mais de uma década, começou a escrever sobre música desde 2007, com o surgimento do saudoso blog Combe do Iommi. Co-fundou e integrou o site Van do Halen até o ano de 2013 - apesar de ainda manter uma coluna, chamada "Cabeçote" e publicada sempre nas noites de segundas-feiras. Atualmente é redator-chefe da área editorial do site Cifras, afiliado ao R7. Trabalhou como repórter do jornal Correio de Uberlândia entre 2013 e 2016.