segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Trajetória musical de Steve Vai começou no... acordeão
segunda-feira, novembro 07, 2016


O guitarrista Steve Vai disse, em entrevista ao Lee Herald, que o primeiro instrumento que aprendeu a tocar foi o acordeão, aos 9 anos de idade. O músico afirmou, ainda, que foi neste período que aprendeu a ler partituras e compor canções.

Veja também:
- "Não se compete com Eddie Van Halen, ele é um gênio", diz Steve Vai
- Mulheres guitarristas são reunidas em coletânea produzida por Steve Vai

"Foi desta forma que aprendi a ler partitura e compor. Tive três acordeões diferentes. Uma parte de mim odiava aquilo. Meu pai me fazia praticar meia hora por dia. Mas uma parte de mim gostava. Curtia tocar o que quisesse naquilo, não o que o professor pedia", disse.

Questionado se pode tocar "Bad Horsie", um de seus clássicos, no acordeão, Steve Vai disse que não consegue. "Mas fiz uma versão de 'Smoke On The Water' (Deep Purple). E lembro que quando fiz 12 anos, perguntei ao meu pai se poderia abandonar aquilo. Ele disse que sim e eu comecei a tocar guitarra. Ele ficou chateado porque ficava com a guitarra por 9, 15 horas por dia. Era divertido", afirmou.
Igor Miranda Jornalista natural de Uberlândia (MG). Apaixonado por rock há mais de uma década, começou a escrever sobre música desde 2007, com o surgimento do saudoso blog Combe do Iommi. Co-fundou e integrou o site Van do Halen até o ano de 2013 - apesar de ainda manter uma coluna, chamada "Cabeçote" e publicada sempre nas noites de segundas-feiras. Atualmente é redator-chefe da área editorial do site Cifras, afiliado ao R7. Trabalhou como repórter do jornal Correio de Uberlândia entre 2013 e 2016.