terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Barão Vermelho retorna sem Frejat e com Rodrigo Suricato no vocal
terça-feira, janeiro 17, 2017


O Barão Vermelho anunciou, nesta terça-feira (17), que retomará suas atividades sem o vocalista e guitarrista Roberto Frejat. Em seu lugar, entra o vocalista e guitarrista Rodrigo Suricato, da banda Suricato.

Um dos grandes nomes do rock nacional, o Barão Vermelho estava em hiato desde 2013. Enquanto isso, Roberto Frejat seguia em carreira solo, cujo grupo de apoio conta, inclusive, com o tecladista do Barão, Maurício Barros. Frejat, Barros e o baterista Guto Goffi são membros fundadores do grupo. Em 1985, quando o vocalista Cazuza saiu da formação, foi Frejat quem assumiu os vocais, posto que não havia deixado até agora.

Em entrevista ao jornal O Globo, Frejat explicou a sua decisão de sair do Barão Vermelho. "Já fiz o que tinha que fazer com o Barão, mas percebi que as pessoas queriam que os shows acontecessem com mais regularidade. E, se eles queriam continuar, não fazia sentido impedi-los. Temos diferenças de visão, mas jamais iria prejudicá-los. E o Rodrigo é um menino talentoso, bacana", disse.

Veja também: No início dos anos 90, a fase mais roqueira do Barão Vermelho

Ainda ao jornal O Globo, Maurício Barros contou como foi a chegada de Rodrigo Suricato ao Barão Vermelho. "A gente gravou, no camarim, o Rodrigo tocando violão e cantando ´Flores do mal´, do Barão. Mostrei isso pro Guto, e ele gostou muito", afirmou.

Rodrigo Suricato comentou, também ao O Globo, que é fã de Barão Vermelho desde criança. "Por ter começado a tocar guitarra antes de cantar, tive no Frejat um ídolo. Passei um bom tempo nos bares do Rio tocando as músicas do Barão em bandas cover, vendo a reação das pessoas, e aí fui me apropriando daquele repertório. Quando entramos no estúdio para fazer um som, de cara saíram 19 músicas, só de memória afetiva", disse.

A partir de maio, a agenda dos músicos fica reservada ao Barão Vermelho. Antes, cada um se dedica a seus projetos - Rodrigo, inclusive, não deixou o Suricato, com quem se apresenta no festival Lollapalooza em março. No futuro, a ideia também é trabalhar em um disco de músicas autorais.
Igor Miranda Jornalista natural de Uberlândia (MG). Apaixonado por rock há mais de uma década, começou a escrever sobre música desde 2007, com o surgimento do saudoso blog Combe do Iommi. Co-fundou e integrou o site Van do Halen até o ano de 2013 - apesar de ainda manter uma coluna, chamada "Cabeçote" e publicada sempre nas noites de segundas-feiras. Atualmente é redator-chefe da área editorial do site Cifras, afiliado ao R7. Trabalhou como repórter do jornal Correio de Uberlândia entre 2013 e 2016.