terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Journey: em 1991, o último show com Steve Perry
terça-feira, janeiro 17, 2017

Foto: Tim Mosenfelder / Getty Images
O último show de Steve Perry como vocalista do Journey ocorreu em uma situação, no mínimo, curiosa.

A apresentação, com menos de dez minutos de duração, ocorreu em um evento promovido em memória de um empresário do showbusiness, Bill Graham. A performance, ocorrida em 3 de novembro de 1991, foi realizada quase cinco anos depois do último show completo do Journey, em 1° de fevereiro de 1987, na "Raised On Radio Tour".

Naquele período, o grupo vivenciava um hiato - justamente em um de seus grandes momentos comerciais, visto que "Raised On Radio" havia feito sucesso e os álbuns anteriores são os maiores clássicos da discografia do grupo. Todavia, a pausa foi interrompida especificamente para aquela situação, que havia reunido 300 mil pessoas no Golden Gate Park, em San Francisco, Estados Unidos.

Somente três músicas foram tocadas pelo Journey na ocasião. "Faithfully", "Lonely Road Without You" e "Lights" foram as escolhidas.



A vibe negativa, causada, obviamente, por ser um show em memória de uma pessoa recém-falecida, foi acrescida de um elemento ainda mais estranho: a performance contou apenas com Steve Perry nos vocais, Neal Schon na guitarra e Jonathan Cain nos teclados. O baixista Randy Jackson e o baterista Mike Baird, que estavam na formação mais recente do grupo até então, não compareceram.

O hiato do Journey durou até 1995, quando o grupo, enfim, optou por se reunir para lançar "Trial By Fire" (1996). O álbum seria acompanhado de uma turnê, mas Steve Perry machucou o quadril enquanto caminhava no Havaí, no verão de 1997. Ele precisou de uma cirurgia - a qual ele se recusava a fazer - e os demais membros do Journey decidiram seguir com outro vocalista, Steve Augeri.

Desde então, o Journey seguiu sua trajetória. Steve Augeri foi substituído por Jeff Scott Soto, que logo de lugar a Arnel Pineda. Já Steve Perry se manteve recluso nas últimas décadas, acometido por outros problemas de saúde (ele chegou a ter câncer de pele) e confortável em uma vida sustentada por royalties e glórias do passado.
Igor Miranda Jornalista natural de Uberlândia (MG). Apaixonado por rock há mais de uma década, começou a escrever sobre música desde 2007, com o surgimento do saudoso blog Combe do Iommi. Co-fundou e integrou o site Van do Halen até o ano de 2013 - apesar de ainda manter uma coluna, chamada "Cabeçote" e publicada sempre nas noites de segundas-feiras. Atualmente é redator-chefe da área editorial do site Cifras, afiliado ao R7. Trabalhou como repórter do jornal Correio de Uberlândia entre 2013 e 2016.