domingo, 12 de fevereiro de 2017

De forma póstuma, David Bowie conquista cinco Grammys
domingo, fevereiro 12, 2017


Morto em janeiro de 2016, David Bowie venceu, de maneira póstuma, cinco categorias da 59ª edição do Grammy Awards, cuja premiação acontece neste domingo (12), em Los Angeles, Estados Unidos. A informação foi divulgada na cerimônia prévia, focada nos segmentos mais técnicos.

Ele conquistou os prêmios de:

- "Melhor pacote de gravação" (pelo álbum "Blackstar", ao lado do diretor artístico Jonathan Barnbrook);
- "Melhor produção de disco não clássico" (pelo álbum "Blackstar", ao lado de Tom Elmhirst, Kevin Killen, Tony Visconti e Joe Laporta)
- "Melhor performance de rock" (pela música "Blackstar")
- "Melhor disco de música alternativa" (pelo álbum "Blackstar")
- "Melhor música de rock" (pela música "Blackstar")

Os prêmios em questão são os primeiros relacionados à obra de David Bowie em décadas de carreira. Bowie havia conquistado um prêmio de "Melhor videoclipe" por "Jazzin' for Blue Jean", na década de 1980, mas esta não é uma categoria especificamente musical.

* Texto atualizado às 23h45.
Igor Miranda Jornalista natural de Uberlândia (MG). Apaixonado por rock há mais de uma década, começou a escrever sobre música desde 2007, com o surgimento do saudoso blog Combe do Iommi. Co-fundou e integrou o site Van do Halen até o ano de 2013 - apesar de ainda manter uma coluna, chamada "Cabeçote" e publicada sempre nas noites de segundas-feiras. Atualmente é redator-chefe da área editorial do site Cifras, afiliado ao R7. Trabalhou como repórter do jornal Correio de Uberlândia entre 2013 e 2016.