sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Yngwie Malmsteen revela como compõe seus solos de guitarra
sexta-feira, agosto 04, 2017


O guitarrista Yngwie Malmsteen conversou, recentemente, com o site Music Radar e revelou como compõe seus solos no instrumento.

O músico afirmou que trata essas passagens como "mini-composições". "Meus solos soam como mini-composições. Alguns guitarristas fazem coisas repetitivas de um jeito rápido e eu sempre senti que deve haver uma melodia por trás, mesmo que com agilidade", disse.

Apesar disso, Malmsteen destacou que seus solos são improvisados. "Pessoas dizem: 'wow, não acredito como você compôs esse solo'. E eu não o compus, nunca foi escrito. Rode a fita e assim eu vou, totalmente improvisado, mesmo nos discos. Se há um fraseado cativante, com certeza vou usá-lo ao vivo, mas na maioria das vezes, toco algo um pouco diferente", afirmou.

Outro comentário que Malmsteen costumava ouvir, no início, é que muitos não acreditavam que havia efeito de distorção em sua guitarra. "Eu tinha o máximo de distorção que você poderia imaginar. Simplesmente me certificava que cada nota seria expressada de forma clara, você faz uma e depois passa para a próxima", disse.

- Veja também: Por que Yngwie Malmsteen não terá mais vocalista em sua banda
Igor Miranda Jornalista natural de Uberlândia (MG). Apaixonado por rock há mais de uma década, começou a escrever sobre música desde 2007, com o surgimento do saudoso blog Combe do Iommi. Co-fundou e integrou o site Van do Halen até o ano de 2013 - apesar de ainda manter uma coluna, chamada "Cabeçote" e publicada sempre nas noites de segundas-feiras. Atualmente é redator-chefe da área editorial do site Cifras, afiliado ao R7. Trabalhou como repórter do jornal Correio de Uberlândia entre 2013 e 2016.