segunda-feira, 30 de outubro de 2017

U2 mostra ainda ter fôlego após 4 shows em São Paulo
segunda-feira, outubro 30, 2017


A banda irlandesa U2, com mais de 4 décadas de existência, esteve novamente no Brasil e realizou 4 apresentações no estádio do Morumbi, em São Paulo. Com público total aproximado de 280 mil espectadores, os velhinhos mostraram que ainda têm força para mais alguns anos na ativa.

Sempre controversa, seja na questão musical – a eterna questão: U2 é pop ou é rock? – ou no campo do ativismo social – Bono não cansa de se reunir com políticos, grandes empresários e de mostrar suas ações em pleno show –, não se pode negar o forte apelo popular que eles ainda exercem em diversos países.


A turnê que se encerrou no último dia 25 de outubro, na capital paulista, teve apenas 50 shows com praticamente todos os concertos com bilheteria esgotada, inclusive no Brasil. Ela comemorou o disco de maior sucesso da banda, o "Joshua Tree". Apenas esse disco vendeu 25 milhões de cópias,  150 milhões no total de toda a obra do U2.

Pode-se dizer que os 4 irlandeses (na verdade, só dois deles nasceram na Irlanda, o vocalista Bono e o baterista Larry; Edge, guitarra, nasceu no País de Gales e Adam, baixista, nasceu na Inglaterra) ganharam na loteria da vida. O que era para ser apenas mais uma bandinha de escola num país periférico europeu se transformou numa grande máquina azeitada de ganhar dinheiro.


Com fortunas que variam entre 250 a até 800 milhões de dólares, os músicos parecem ter mãos de Midas, porque até mesmo em trabalhos menos incensados pela crítica ou de menor apelo popular, como os recentes CDs "No Line On The Horizon" e "Songs of Innocence", eles realizam turnês de gigantesco sucesso.

Não foi diferente nesta turnê comemorativa, onde tocaram o Joshua Tree na íntegra. Eles sabem como agradar ao público, que costuma agrupar desde fanáticos pela discografia da banda, fãs dos espetáculos midiáticos com telões espetaculares a até apreciadores dos trabalhos sociais de Bono.

Seja qual for o motivo, eles sempre acertam! Se você se enquadra em algum destes grupos, pode esperar pelo DVD, que foi gravado parcialmente por aqui. Você vai gostar muito, nem vai ser preciso te desejar Boa Sorte!
Categoria:
Igor Miranda Jornalista natural de Uberlândia (MG). Apaixonado por rock há mais de uma década, começou a escrever sobre música desde 2007, com o surgimento do saudoso blog Combe do Iommi. Co-fundou e integrou o site Van do Halen até o ano de 2013 - apesar de ainda manter uma coluna, chamada "Cabeçote" e publicada sempre nas noites de segundas-feiras. Atualmente é redator-chefe da área editorial do site Cifras, afiliado ao R7. Trabalhou como repórter do jornal Correio de Uberlândia entre 2013 e 2016.