sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

O que esperar dos shows de Deep Purple, Cheap Trick e Tesla no Brasil
sexta-feira, dezembro 08, 2017


As bandas Deep Purple, Cheap Trick e Tesla farão três shows no Brasil, nos dias 12, 13 e 15 de dezembro, em Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente. As apresentações chegam ao país em formato de festival, intitulado "Solid Rock".

O Deep Purple, em especial, está na "The Long Goodbye Tour", que tem sido anunciada como a última grande turnê da banda. Então, é de se esperar que o grupo traga algo especial para os shows no Brasil. Todavia, em entrevista exclusiva ao Whiplash.Net, concedida a mim por telefone, o guitarrista Steve Morse disse que não há, exatamente, algo planejado para as apresentações.

"É difícil de se dizer (o que tocaremos na turnê pelo Brasil), pois não montamos o repertório até pouco antes do show", revelou Steve Morse.

- Entrevista: Steve Morse fala sobre "adeus" do Deep Purple, Brasil e futuro

Por outro lado, o guitarrista adiantou um pouco do que deve ser apresentado ao público brasileiro. "Estamos tocando as músicas novas do 'inFinite' e os grandes clássicos, além de alguns clássicos diferentes, como 'Knocking At Your Backdoor'. Será um pouco diferente", disse Morse.

Durante o primeiro show do "Solid Rock", realizado na Argentina na última quarta-feira (6), o Deep Purple manteve a mesma estrutura de repertório das datas anteriores, realizadas na Europa. Entretanto, algumas músicas foram sacadas, especialmente do disco novo, "inFinite", como "All I Got Is You", "The Surprising" e "Time For Bedlam". Clássicos como "Strange Kind Of Woman" e "Highway Star", que não estavam em sets anteriores, acabaram entrando no lugar.

Veja, a seguir, o repertório tocado pelo Deep Purple na Argentina:

1. Highway Star
2. Pictures Of Home
3. Bloodsucker
4. Strnage Kind Of Woman
5. Uncommon Man
6. Lazy
7. Birds Of Prey
8. Knocking At Your Back Door
9. Solo de teclado de Don Airey
10. Perfect Strangers
11. Space Truckin'
12. Smoke On The Water

Bis:
13. Hush (cover de Joe South, com trecho de "Green Onions" - original de Booker T. & The MG's - na introdução)
14. Solo de baixo de Roger Glover
15. Black Night

Confira, abaixo, vídeos do Deep Purple tocando "Black Night", "Space Truckin'" e "Highway Star".







O Cheap Trick, por sua vez, apresentou um repertório mais extenso do que se imaginava. A banda tocou 16 músicas, além de um solo de baixo de Tom Petersson.

Em comparação aos shows anteriores do Cheap Trick, realizados em turnê pelos Estados Unidos, o repertório trazido para a América do Sul é um pouco menor - até por ser uma performance dentro de um festival - e contém mais músicas do segundo álbum da banda, "In Color" (cinco ao total).

Veja, a seguir, o repertório tocado pelo Cheap Trick na Argentina.

1. Hello There
2. Come On, Come On
3. Lookout
4. Big Eyes
5. Need Your Love
6. Ain't That a Shame (Fats Domino cover)
7. Clock Strikes Ten
8. When I Wake Up Tomorrow
9. Long Time Coming
10. Solo de baixo de Tom Petersson
11. I'm Waiting For The Man (cover de The Velvet Underground, Tom Petersson nos vocais)
12. The Flame
13. I Want You To Want Me
14. Dream Police
15. Never Had A Lot To Lose
16. Surrender
17. Goodnight Now

Confira, abaixo, um vídeo do Cheap Trick tocando "I Want You To Want Me".



O repertório do Tesla, por sua vez, é o mais curto, pois a banda é responsável pela abertura do festival. Na Argentina, a banda tocou apenas sete músicas - deve-se considerar, no entanto, que a performance de "Love Song" teve a sua introdução estendida, como de costume.

Veja, a seguir, as músicas tocadas pelo Tesla no show na Argentina.

1. Into The Now
2. Edison's Medicine (Man Out of Time)
3. The Way It Is
4. Signs (cover de Five Man Electrical Band)
5. Love Song (com introdução estendida)
6. Little Suzi (cover de Ph.D.)
7. Modern Day Cowboy

Confira, abaixo, vídeos do Tesla tocando "Edison's Medicine" e "Signs".



Igor Miranda Jornalista natural de Uberlândia (MG). Apaixonado por rock há mais de uma década, começou a escrever sobre música desde 2007, com o surgimento do saudoso blog Combe do Iommi. Co-fundou e integrou o site Van do Halen até o ano de 2013 - apesar de ainda manter uma coluna, chamada "Cabeçote" e publicada sempre nas noites de segundas-feiras. Atualmente é redator-chefe da área editorial do site Cifras, afiliado ao R7. Trabalhou como repórter do jornal Correio de Uberlândia entre 2013 e 2016.