quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Tony Iommi tentou usar cordas de banjo após acidente com dedos
quinta-feira, dezembro 21, 2017


O guitarrista Tony Iommi, do Black Sabbath, tentou usar cordas de banjo após ter sofrido o acidente que tirou as pontas de seus dedos indicador e médio, da mão direita, no último dia de trabalho em uma fábrica. A tentativa, ocorrida quando ele tinha 17 anos, foi revelada em recente entrevista em um evento no Musicians Institute, transcrita pelo Ultimate Guitar.

"Passei a tentar cordas mais leves. Claro, não existiam cordas leves na época, todas eram mais pesadas. E se você tem dedos normais, está ok, mas quando se está assim, é algo dolorido. Então, tive que fazer uma configuração própria e comprei cordas de banjo", afirmou.

Os instrumentos que Tony Iommi tocou nos discos do Black Sabbath

A opção pelas cordas de banjo, segundo Iommi, foi tomada pela leveza do material. "Abaixei a tensão, para que ficasse tudo mais leve. Usei dessa forma por anos. Então, dizia às companhias de cordas: 'vocês poderiam fazer cordas mais leves'. E eles diziam que isso nunca venderia. Peculiar, não?", disse.

Depois de conversar com diversas empresas, Tony Iommi encontrou a Picato, no País de Gales. "Eles disseram que fariam as cordas mais leves para mim. Então, fizeram uma configuração própria e eu as uso por anos. Claro, outras empresas começaram a fazer também. É irônico: você precisa provar tudo antes de todos aceitarem e tentarem fazer", afirmou.
Igor Miranda Jornalista natural de Uberlândia (MG). Apaixonado por rock há mais de uma década, começou a escrever sobre música desde 2007, com o surgimento do saudoso blog Combe do Iommi. Co-fundou e integrou o site Van do Halen até o ano de 2013 - apesar de ainda manter uma coluna, chamada "Cabeçote" e publicada sempre nas noites de segundas-feiras. Atualmente é redator-chefe da área editorial do site Cifras, afiliado ao R7. Trabalhou como repórter do jornal Correio de Uberlândia entre 2013 e 2016.