domingo, 18 de março de 2018

"'Suicide Solution' não é sobre Bon Scott, é sobre Ozzy", diz Bob Daisley
domingo, março 18, 2018


O baixista e compositor Bob Daisley disse, em entrevista ao The Metal Voice (transcrição via Ultimate Guitar), que o vocalista Ozzy Osbourne mentiu ao dizer que compôs "Suicide Solution" e que teria sido inspirada em Bon Scott, falecido cantor do AC/DC. Daisley insistiu que a composição é, na verdade, dele próprio e que a letra faz referência ao próprio Ozzy.

"Ele está sonhando. Eu conhecia Bon Scott e ele morreu após eu ter escrito 'Suicide Solution'. Ela foi inspirada nas bebedeiras de Ozzy, porque ele estava bebendo até cair em vários dias e isso o afetava. Eu cheguei a conversar sobre isso com ele em um dia. Disse: 'o que acontecerá se acharmos um baterista que realmente gostamos e ele não nos quiser por isso?'", afirmou Daisley.

O músico destacou que, enquanto Ozzy tinha uma reputação ruim por ter sido demitido do Black Sabbath, os demais músicos da banda eram desconhecidos e haviam acabado de ser contratados. Era um risco manter tal comportamento, segundo Bob Daisley.

Ele também reforçou que "Suicide Solution" fala sobre o alcoolismo de Ozzy e servia como um alerta para todos que estavam abusando da bebida. "Como ele tem a audácia de dizer que fez a letra sobre Bon Scott quando, na verdade, ele não fez nada?", questionou.

Ozzy Osbourne seria tão grande sem seus guitarristas?

Daisley comentou, ainda, sobre o processo que Ozzy enfrentou dos pais de John McCollum, um adolescente que teria cometido suicídio após, supostamente, ter sido motivado pela música "Suicide Solution". Segundo Bob, os advogados não teriam conversado com ele se não fosse justamente ele o autor da música.

"Eles estavam sendo processados pela família do jovem que se matou. Ele estava com o disco na vitrola quando tirou a própria vida. Naquela época, era vinil, e o lado que estava tocando era o de 'Suicide Solution'. [...] A música era um aviso sobre beber até morrer. Lembro de falar com os advogados na época. Se eu não tivesse feito a letra, eles não teriam falado comigo, mas eles pediram uma declaração minha sobre a composição, pois eu a fiz. Então, dei uma declaração que deve ter sido lida na corte", afirmou.

Ouça "Suicide Solution" no player abaixo.

Igor Miranda Jornalista natural de Uberlândia (MG). Apaixonado por rock há mais de uma década, começou a escrever sobre música desde 2007, com o surgimento do saudoso blog Combe do Iommi. Co-fundou e integrou o site Van do Halen até o ano de 2013 - apesar de ainda manter uma coluna, chamada "Cabeçote" e publicada sempre nas noites de segundas-feiras. Atualmente é redator-chefe da área editorial do site Cifras, afiliado ao R7. Trabalhou como repórter do jornal Correio de Uberlândia entre 2013 e 2016.