quinta-feira, 21 de junho de 2018

Lemi: a cidade da Finlândia que se tornou, oficialmente, a Capital do Metal
quinta-feira, junho 21, 2018


A cidade de Lemi, no sudeste da Finlândia, foi coroada a "capital mundial do heavy metal" após um concurso realizado pelo Ministério das Relações Exteriores finlandês, em parceria com a Sony Music e o festival Tuska. O município de 3 mil habitantes agora é reconhecido como o local com maior número de bandas de metal per capita: 13 grupos.

A quantidade de bandas de metal per capita em Lemi equivale a 422 para cada 100 mil habitantes, uma média oito vezes maior que a da Finlândia como um todo. Em segundo lugar, ficou a cidade de Joensuu - 177 grupos para 76 mil habitantes. A média é menor - 233 para cada 100 mil pessoas -, porém, o número absoluto de conjuntos do gênero musical em questão é maior.

A Finlândia também é conhecida, no geral, por ser "a terra do heavy metal", pois tem 5,5 milhões de habitantes e cerca de 3 mil grupos do estilo - 53 para cada 100 mil habitantes. É do país nórdico que vieram nomes como Nightwish, Stratovarius, Children Of Bodom, Apocalyptica, Lordi e HIM, entre muitos outros.

O título de "capital mundial do heavy metal" será entregue a Lemi no fim deste mês de junho, na próxima edição do Tuska Festival. Durante o evento, o prefeito Jussi Stoor receberá a nomeação oficial de "prefeito honorário do heavy metal".



* Siga IgorMiranda.com.br no InstagramFacebook e Twitter.
Igor Miranda Jornalista natural de Uberlândia (MG). Apaixonado por rock há mais de uma década, começou a escrever sobre música desde 2007, com o surgimento do saudoso blog Combe do Iommi. Co-fundou e integrou o site Van do Halen até o ano de 2013 - apesar de ainda manter uma coluna, chamada "Cabeçote" e publicada sempre nas noites de segundas-feiras. Atualmente é redator-chefe da área editorial do site Cifras, afiliado ao R7. Trabalhou como repórter do jornal Correio de Uberlândia entre 2013 e 2016.