segunda-feira, 2 de julho de 2018

A importância de 'Follow The Leader' para o Korn, segundo Munky
segunda-feira, julho 02, 2018


Em entrevista à radialista Full Metal Jackie (transcrição via Blabbermouth), o guitarrista James "Munky" Shaffer falou sobre a importância de "Follow The Leader" para a trajetória do Korn. O álbum, lançado há 20 anos, chegou ao topo das paradas dos Estados Unidos e vendeu mais de 5 milhões de cópias por lá.

"Éramos jovens e foi a primeira grana que começamos a ter em tantos anos de trabalho duro. E nos divertimos muito. Musicalmente, meio que experimentamos colaborações. Nós estávamos em um estúdio de verdade, em North Hollywood, já que os outros dois anteriores foram gravados com Ross Robinson em Indigo Ranch - isso foi tão remoto e distante de qualquer coisa, era como ele gostava. Mas, assim que tivemos a liberdade, o dinheiro e o apoio da gravadora para entrar em um estúdio real e ter um verdadeiro orçamento em cerveja...", afirmou.

Em seguida, Munky destacou que foram gastos cerca de US$ 30 mil apenas na época em que "Follow The Leader" estava sendo feito. "Isso mostra como nos divertimos. Era como: 'ok, fizemos dois discos raivosos, vamos tentar fazer músicas mais iluminadas'. Foi quando descobrimos quem éramos, fazer mudanças nas músicas e ouvir o outro tocar", disse.



O sucesso veio e Munky destacou o período de êxito como "muito especial". "Foi quando a MTV estava no auge e todos estavam vendo aquelas boy bands. Então, o Korn chegou ao topo das paradas do 'TRL'. Foi o ponto de virada. Sinto que se você não gostava daquelas coisas de boy bands, você nos colocou lá", afirmou.

Ainda hoje, "Follow The Leader" é um trabalho influente na visão de Munky. "Todos esses jovens garotos do hip-hop chegam a mim e dizem: 'cara, eu amo sua banda, por causa dela eu comecei a conhecer essas coisas'. E são esses rappers jovens com tatuagem no rosto, super hardcore. Houve todo um novo movimento. Foi legal eles terem chegado e nos fazer esse tipo de homenagem", disse.

* Siga IgorMiranda.com.br no InstagramFacebook e Twitter.
Igor Miranda Jornalista natural de Uberlândia (MG). Apaixonado por rock há mais de uma década, começou a escrever sobre música desde 2007, com o surgimento do saudoso blog Combe do Iommi. Co-fundou e integrou o site Van do Halen até o ano de 2013 - apesar de ainda manter uma coluna, chamada "Cabeçote" e publicada sempre nas noites de segundas-feiras. Atualmente é redator-chefe da área editorial do site Cifras, afiliado ao R7. Trabalhou como repórter do jornal Correio de Uberlândia entre 2013 e 2016.