'O Nightwish é o que é graças a Tuomas', diz Floor Jansen


Em entrevista à Total Rock Radio (transcrição via Blabbermouth), a vocalista Floor Jansen reconheceu a importância do tecladista Tuomas Holopainen para o Nightwish. O músico é, basicamente, o "diretor criativo" da banda e responsável por praticamente todas as composições do grupo.

Floor disse, inicialmente, que o próximo disco do Nightwish será feito em 2019, com base nos diversos materiais que Tuomas já fez. "Tuomas faz tudo, e, do jeito que ele faz, eu sequer me atrevo a encostar, a menos que ele diga que esteja inseguro com alguma parte, ou caso eu traga algo muito bom. Aí, certamente, vou apresentar a ele e sei que ele está aberto a isso. O Nightwish é o que é graças às boas músicas que ele compõe", disse.

- Leia: Como Floor Jansen, do Nightwish, reage a atitudes sexistas

Em seguida, a cantora relembrou o processo de composição do disco mais recente do Nightwish, "Endless Forms Most Beautiful" (2015). "Começamos ensaiando, como a maioria das bandas. Acho que todos fazem da mesma forma e não sei como o Nightwish fazia no passado, mas sei que, para esse disco, nos juntamos com o material do Tuomas. Havia ideias e partes que também eram de nosso baixista, Marco (Hietala). Tudo foi enviado para nós previamente, para que analisássemos. Minhas partes eram tocadas em um piano e eu tinha as letras, mas precisava encontrar o melhor fraseado, como Tuomas tinha em mente", contou.

A vocalista se mudou para a Finlândia, terra natal do Nightwish, há quatro anos. E, ao passar pelo estúdio de ensaio para dar um 'oi', acabou trabalhando no material junto de Tuomas. "Aquilo foi tão bom que ensaiamos durante o período todo e nos deu muito tempo para sentir se as músicas estavam adequadas. Na maior parte dos casos, estão adequadas, mas às vezes pequenas coisas podem mudar quando todos tocam juntos. E tínhamos a vantagem de termos três cantores ali, então, começamos a preparar os backing vocals. Quando começamos a gravar de verdade, sentimos que sabíamos o que estávamos fazendo. Estou certa de que a abordagem será a mesma para o novo disco", afirmou.

Em entrevista recente ao Metal Wani, Tuomas Holopainen havia dito que o novo disco do Nightwish já estava "de 70% a 80% criado". "Tenho de 70% a 80% do material escrito. Mas ninguém ouviu um único compasso dele até agora. Eles não têm ideia sobre os títulos das músicas, temas das letras ou qualquer coisa, então ainda está no estágio inicial, mas está soando muito bom e estou animado com o que aconteceu até agora", disse, na ocasião.

* Siga IgorMiranda.com.br no InstagramFacebook e Twitter.
'O Nightwish é o que é graças a Tuomas', diz Floor Jansen 'O Nightwish é o que é graças a Tuomas', diz Floor Jansen Reviewed by Igor Miranda on sábado, agosto 11, 2018 Rating: 5