Quando Ozzy Osbourne perdeu torneio de cocaína para David Lee Roth e ‘sumiu’

O site Dangerous Minds recordou, em recente artigo, uma curiosa competição travada entre os vocalistas David Lee Roth e Ozzy Osbourne em meados de 1978, quando suas bandas – o Van Halen e o Black Sabbath, respectivamente – excursionaram juntas. Na ocasião, os cantores disputaram quem conseguia cheirar cocaína. O vencedor foi Roth.

A turnê em questão trouxe o Black Sabbath como atração principal, com sua “Never Say Die! Tour”, e o Van Halen como banda de abertura, promovendo seu primeiro disco de estúdio. As apresentações aconteceram entre maio e dezembro de 1978 e passaram por Europa, Ásia e América do Norte.

- Advertisement -

Enquanto o Van Halen estava em plena ascensão, o Black Sabbath passava por um momento de decadência. Tanto o álbum “Never Say Die!” quanto seu antecessor, “Technical Ecstasy”, não corresponderam às expectativas comerciais e até dos fãs.

Além disso, os integrantes do Black Sabbath passavam por sérios problemas com álcool e drogas – Ozzy Osbourne perdeu a vaga de vocalista antes da tour, voltou às pressas após a experiência com Dave Walker não ter dado certo, e acabou saindo novamente após as datas serem concluídas. Relatos apontam que o Sabbath considerou um “erro” ter a banda dos irmãs Eddie e Alex Van Halen como atração de abertura, já que o momento deles era muito melhor.

– Leia: Os instrumentos que Tony Iommi tocou nos discos do Black Sabbath

A fase do Van Halen era tão boa que David Lee Roth estava superando Ozzy Osbourne até em competição de quem cheira mais cocaína. A ideia mirabolante foi colocada em prática um dia antes de um show que as bandas fizeram em Nashville, nos Estados Unidos, no mês de novembro.

Leia também:  Como a estreia dos Rolling Stones ajudou a moldar o rock inglês

Na ocasião, Ozzy Osbourne e David Lee Roth decidiram ficar acordados a noite toda, até 9h da manhã, testando seus limites. A derrota de Ozzy não se consolidou durante ou imediatamente após a competição, mas, sim, ao longo dos compromissos posteriores das bandas: Osbourne não apareceu na passagem de som e ninguém conseguia encontrá-lo – ele sequer havia pego a chave de seu quarto para a noite do show.

Os demais membros do Black Sabbath perguntaram se David Lee Roth poderia assumir os vocais para o show, mas Roth não sabia cantar nenhuma das músicas da banda. A apresentação acabou cancelada e remarcada para três dias depois.

As horas se passavam e, ainda, ninguém conseguia achar Ozzy Osbourne, que foi dado como desaparecido. A polícia local e até o FBI foram envolvidos na busca. Dado o histórico do Madman, todos pensavam que ele poderia ter sido sequestrado ou morto.

Ozzy acabou sendo encontrado somente na manhã do dia seguinte ao que o show aconteceria dentro do quarto de hotel do qual ele não havia pego a chave. E como isso aconteceu?

O site Dangerous Minds relata: “Um Ozzy muito louco entrou para o quarto que ele pensava ser o dele, já que ele tinha a chave da noite anterior (a da competição). O quarto estava sendo limpo e Ozzy disse para a camareira sumir dali, para que ele pudesse dormir por 18 horas após ter cheirado por metade de um dia com David Lee Roth. De acordo com o boletim policial, quando ele acordou, ele percebeu que estava no quarto errado e foi para o quarto correto, onde recebeu uma ligação de um detetive de Nashville. David Lee Roth se recorda que por volta das 6h30 da manhã, um Ozzy meio-morto apareceu no elevador”.

Leia também:  O ingrediente que faz o AC/DC ser fenomenal, segundo Carlos Santana

Após Ozzy ter sido, enfim, encontrado, o oficial Sherman Nickens, da polícia de Nashville, chegou a fazer a seguinte declaração à imprensa: “Ozzy Osbourne pode ter sido sequestrado ou vítima de outro tipo de crime. Aqui está um homem que ganha muito dinheiro e nunca faltou de um show em 10 anos. Ele não bebe ou usa drogas. Ele desaparece e as pessoas próximas a ele estão frenéticas. É possível que algo tenha acontecido com esse homem, enquanto que, durante esse tempo todo, ele estava dormindo”.

Como destacado anteriormente, o show em Nashville acabou acontecendo três dias depois. A turnê seguiu até dezembro e a última apresentação, ocorrida em Albuquerque, marcou a despedida de Ozzy Osbourne do Black Sabbath – ele só voltaria a cantar junto da banda em 1985, no Live Aid, e só retornaria em 1997.

* Siga IgorMiranda.com.br no InstagramFacebook e Twitter.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesQuando Ozzy Osbourne perdeu torneio de cocaína para David Lee Roth e...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades