Por que Michael Angelo Batio recusou duelo de guitarra com Steve Vai


Michael Angelo Batio é um dos grandes malabaristas das seis cordas. O guitarrista, ex-Nitro, é conhecido por sua grande habilidade para tocar de forma rápida e, às vezes, até inventiva, quando faz uso de sua famosa guitarra de quatro braços.

Mesmo assim, Batio recusou-se a duelar habilidades na guitarra, décadas atrás, contra Steve Vai. E o motivo, revelado em entrevista ao canal Heavy Metal & Booze (com transcrição do Ultimate Guitar), é mais nobre do que se pensa.

Inicialmente, durante o bate-papo, Michael Angelo Batio contou sobre a origem de sua guitarra de quatro braços. "Eu era muito jovem, mas já havia inventado uma guitarra dupla, que está no Rock And Roll Hall Of Fame, em Cleveland. Steve Vai surgiu com a guitarra de três braços que, basicamente, copiava a minha ideia, mas acrescentava o terceiro braço", disse.

Steve Vai diz que tocar com Yngwie Malmsteen é o 'auge de sua experiência de turnê'

"Estava no Nitro, que se preparava para gravar o primeiro álbum, quando o presidente da gravadora disse: 'Michael, você tem dois braços, Steve Vai tem três - o que você pode fazer?'. Eu perguntei: 'quatro?'. Então, queriam que eu o desafiasse para um duelo, que nosso assessor ligasse para ele. Eu pensei: 'não há como ele me vencer - eu sou canhoto, eu inventei isso, eu uso amortecedores de cordas e faço tudo isso na guitarra, quando eu começar a tocar com a mão esquerda, vou acabar com isso'", completou.


Apesar da confiança em seu taco, Michael Angelo Batio não levou a ideia adiante. "Isso não tira a grandeza de Steve Vai. Ele é ótimo, inclusive compondo, mas quando se trata de guitarras duplas, sou eu quem manjo, pois sou pianista e canhoto. Não significa que eu seja melhor. Enfim, eu pensei e respondi à gravadora: 'música não é um esporte olímpico, não estou aqui para competir com ele'. E ele me deu créditos pela invenção da guitarra nas revistas. Não sei se foi o maior reconhecimento, mas ele me deu créditos e seguimos a vida", afirmou.

Batio contou, ainda, que a ideia de fazer a guitarra de quatro braços partiu dele próprio. "Wayne Charvel, da Charvel Guitars, estava fazendo as minhas guitarras. Tive os melhores fazendo meus instrumentos, então, tenho uma mente de engenheiro de instrumentos. Daí, cheguei com a ideia de como fazer a guitarra de quatro braços. Os engenheiros piraram. [...] Contei a Wayne e ele fez melhor do que qualquer um poderia fazer. O resto é história", disse.

Por fim, Michael disse que gostaria de participar da turnê do G3. "Nunca estive em um G3. Adoraria estar. Falei com Steve e ele me disse coisas realmente elogiosas", afirmou.

Por que Michael Angelo Batio recusou duelo de guitarra com Steve Vai Por que Michael Angelo Batio recusou duelo de guitarra com Steve Vai Reviewed by Igor Miranda on quinta-feira, dezembro 27, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário