5 álbuns de rock e metal lançados nesta sexta (8/2) que chamam a atenção


Nessa breve lista comentada, divulgo álbuns lançados nesta sexta-feira (8) que chamaram a minha atenção. São, no geral, boas recomendações que se destacaram no meu gosto - e que podem te convencer também.

Depois, não deixe de conferir:
- 80 álbuns de rock e metal que serão lançados em fevereiro de 2019
9 músicas lançadas nesta sexta (8/2) que chamam a atenção

Ouça, a seguir, 5 álbuns de rock e metal lançados nesta sexta-feira, 8 de fevereiro, que chamaram a minha a atenção:

Beast In Black - "From Hell With Love": Liderado pelo guitarrista Anton Kabanen após sua saída Battle Beast, o Beast In Black não soa tão diferente de sua banda "dissidente". O som dialoga com a proposta de fazer heavy metal cum um pé no power e outro no chamado "rock de arena", com refrães e ganchos melódicos pegajosos em meio a riffs e andamentos intensos. Nesse ponto, o Beast In Black manda muito bem. A impressão é de que em "From Hell With Love", seu segundo disco, a fórmula segue a mesma, ainda que ligeiramente aprimorada.



Humble Pie - "Joint Effort": Ok, trata-se de um álbum antigo, mas foi lançado nesta sexta e vale a pena dar o play. "Joint Effort" foi gravado pelo Humble Pie entre os anos de 1974 e 1975, mas suas músicas foram rejeitadas pela gravadora A&M. Agora, o disco chega a público por meio da Cleopatra Records. Embora seja claramente um trabalho que não foi devidamente finalizado, "Joint Effort" evidencia o caminho que o vocalista e guitarrista Steve Marriott desenhava para sua banda: uma enorme proximidade com o R&B e a soul music, que já se apresentava nos álbuns anteriores, como "Smokin'" (1972) e "Eat It" (1973). O resultado é bastante diverso - e me agrada bastante.



Herman Frank - "Fight The Fear": O quarto álbum de estúdio de Herman Frank, ex-guitarrista do Accept, é o primeiro a repetir praticamente toda a formação do anterior. Aqui, ele conta novamente com Rick Altzi (At Vance, Masterplan) nos vocais, Michael Müller (Jaded Heart) no baixo e André Hilgers (Silent Force) na bateria. Apenas o guitarrista Heiko Schröder é novidade. Isso ajudou a dar consistência ao álbum, que apresenta heavy metal de tom bastante tradicional. O ponto negativo do disco é ser longo demais. Em função disso e da sonoridade que já não é lá muito inventiva, a audição na íntegra é bem cansativa. Todavia, vale o play para quem gosta de heavy metal "direto ao ponto".



Eric Gales - "The Bookends": Conheci por acaso esse bom guitarrista e vocalista americano de blues rock e me surpreendi ao perceber que ele possui uma extensa discografia. O novo álbum, "The Bookends", soa muito bem feito e traduz, em música, a vasta experiência de Gales. Por vezes, o "blues pesado" do músico vai de encontro a elementos da soul music, o que sempre soa bem. O único problema está nas letras: além de pouco criativas, há um evidente problema de métrica que deixa a voz sobrar - ou até faltar - em alguns momentos.



Superseed - "Superseed": Costumo dizer que a expressão "garage rock" serve para as bandas de punk rock que tocam bem. Brincadeiras (toscas) à parte, o Superseed parece se encaixar na definição. O disco de estreia deste quinteto americano soa interessante pelas variações apresentadas em algumas músicas, típicas de gêneros mais psicodélicos - especialmente naquelas que ultrapassam os quatro minutos de duração. Com 16 faixas, o álbum ficou bem cansativo, mas começa empolgante. Vale a pena dar uma chance - até porque, em termos de álbuns lançados, esta sexta não foi lá grande coisa.



Outros álbuns lançados nesta sexta-feira, 8 de fevereiro (clique no título do disco para ouvir, via Spotify):


E um bônus especial para quem lê o artigo até o fim

Tedeschi Trucks Band - "Signs": O quarto disco desta incrível banda de blues rock, capitaneada pelo casal Susan Tedeschi (vocal e guitarra) e Derek Trucks (guitarra, Allman Brothers Band) está como "bônus" porque só será lançado, de fato, na próxima sexta-feira (15). Porém, o site NPR disponibilizou a audição do álbum na íntegra. E ele é incrível. Susan e Derek sabem fazer música boa, sejam separados ou juntos. Na lista da próxima semana, já com o lançamento oficial, prometo comentários mais precisos, mas já adianto: é melhor que todos os trabalhos do top 5 acima. Ouça "Signs" clicando aqui.
5 álbuns de rock e metal lançados nesta sexta (8/2) que chamam a atenção 5 álbuns de rock e metal lançados nesta sexta (8/2) que chamam a atenção Reviewed by Igor Miranda on sexta-feira, fevereiro 08, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário