David Lee Roth revela o segredo por trás dos solos de Eddie Van Halen

O vocalista David Lee Roth disse, em entrevista, que há um segredo por trás dos solos do icônico guitarrista Eddie Van Halen.

O vocalista David Lee Roth disse, em entrevista a Joe Rogan transcrita pelo Ultimate Guitar, que há um segredo por trás dos solos do icônico guitarrista Eddie Van Halen, com quem Roth integra a banda Van Halen

Segundo o cantor, uma estratégia tecnológica é colocada em prática para a construção dos fraseados de Eddie no instrumento.

- Advertisement -

Inicialmente, ele explicou que há uma espécie de “fórmula”:

“Você tem que construí-lo. Tem um começo, o meio, um ‘crescendo’ (nota do editor: o significado é bem semelhante ao do termo em português, representando um crescimento da harmonia) e o fim. Há nomes específicos para cada parte.”

Leia também:  Como o Iron Maiden consegue manter formação há 25 anos, segundo Bruce

O segredo dos solos de Eddie Van Halen

Após explicar que a gravação em estúdio era feita em oito trilhas e duplicada em seguida, David Lee Roth falou sobre o segredo dos solos de Eddie Van Halen:

“Você tinha que trabalhar em seu solo até ter esse ‘crescendo’. Com várias trilhas gravadas, os caras começavam a improvisar, testando as gravações. Quando é hora de misturar, eles pegam um pouco da trilha 2 e um pouco da trilha 6, mexendo nesses canais de uma forma que você nunca imagina.”

Ou seja: os solos são editados e montados a partir de várias gravações diferentes. Esse seria o grande truque, de acordo com Roth.

Leia também:  AC/DC fez “50 álbuns que soam a mesma coisa”, diz Pete Townshend

Ainda durante a entrevista, o vocalista completou:

“Solos como ‘Runnin’ With The Devil’ são temáticos, não são como os dos Beatles. Quando começou a ficar assim, ele gravava seis versões diferentes dos solos e começava a dizer: ‘mova os canais, ligue este, desligue aquele’. Daí, ele precisava aprender o solo que era montado. Virou um esforço de ginástica, então, é uma forma única de criar um solo. Foi usado o futuro digital, de gravações múltiplas e improvisos. Era como criar um livro, com as cenas, personagens, o conflito…”

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesDavid Lee Roth revela o segredo por trás dos solos de Eddie...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades