Dead Kennedys diz que pôster não foi autorizado e não reflete posição da banda


Em press-release divulgado na noite desta segunda-feira (22), o Dead Kennedys afirmou que o pôster divulgado para promover os quatro shows da banda no Brasil não foram autorizados por seus integrantes. O texto aponta, ainda, que a imagem não reflete o posicionamento do grupo.

"Ficamos sabendo que um pôster foi divulgado para promover os próximos shows da banda no Brasil. O pôster foi divulgado pelo promotor dos shows sem o conhecimento do Dead Kennedys e não é autorizado. Dead Kennedys é uma banda de punk americana conhecida por suas declarações políticas e tem um posicionamento forte antifascismo e antiviolência. Porém, a banda sente que não pode presumir conhecimento suficiente sobre situações de outros países para entrar em suas políticas específicas. O pôster não reflete uma posição ou declaração política do Dead Kennedys. A mensagem básica da banda tem sido - e ainda é - pedir para que as pessoas pensem por si e não dizer o que elas devem pensar", diz a nota.

O desenho, feito por Cristiano Suarez, mostra o que parece ser uma família com camisas da seleção brasileira (com o escudo trocado por uma cruz), com maquiagem de palhaço. Um dos filhos diz: "eu amo o cheiro de pobre morto pela manhã!". A ilustração também apresenta tanques de guerra disparando bandeiras com cifrão, simbolizando dinheiro. Ambas as situações retratadas fazem alusão ao presidente do país, Jair Bolsonaro, e seus apoiadores.

A EV7 retirou a imagem do ar, mas você pode conferir abaixo:


Como era de se esperar, a imagem que divulga os shows da banda de punk rock pelo país causou polêmica pelas redes sociais. Alguns internautas fizeram críticas ao posicionamento político declarado na imagem, ainda que boa parte do público tenha demonstrado apreço pela ideia.

Em entrevista ao UOL, concedida antes do Dead Kennedys divulgar sua respectiva nota, Cristiano Suarez afirmou que a arte não é uma crítica explícita ao presidente do Brasil, Jair Bolsonaro. "O 'bozo' é uma alfinetada, mas eu queria mais criticar o estereótipo da classe média brasileira, que adotou a cultura do armamentismo, que louva armas e acha que é possível resolver tudo na base da bala, que acha que o exército deve cuidar da segurança pública", afirmou ele.

O artista, que já trabalhou para nomes como L7 e Pennywise, destacou que a ideia era resumir o espírito irônico do Dead Kennedys, que já fez críticas tanto contra a cultura conservadora dos Estados Unidos quanto contra o comunismo. Ainda segundo ele, a música "Kill The Poor" foi a grande inspiração para a imagem.

Também antes da nota do Dead Kennedys, ao site G1, o produtor de eventos e dono da EV7 Live, Eliel Vieira, disse que a banda se espantou com a viralização da arte. "A banda não deu palpite em relação ao pôster. Eles até ficaram um pouco assustados com a repercussão muito forte. O pessoal ficou falando que eles estavam criticando o presidente e tal. Receberam isso até com bastante susto", disse.

O produtor de eventos destacou, ainda, que as associações de tom político que o público fez "não foram pensadas na concepção da arte". "O palhaço que aparece no pôster é uma referência a uma música da banda, 'Rambozo the Clown'. É um personagem da história das músicas da banda, não tem nenhuma segunda intenção com alguma figura da política brasileira", afirmou.

Confira, a seguir, o serviço completo dos quatro shows do Dead Kennedys no Brasil.

Dead Kennedys no Rio de Janeiro

Abertura: Garotos Podres
Data: 23/05
Local: Circo Voador
Endereço: Rua dos Arcos, s/n – Lapa, Rio de Janeiro/RJ
Ingressos: https://checkout.tudus.com.br/circo-voador-dead-kennedys/selecione-seus-ingressos
Informações: https://www.facebook.com/events/1079314315603033/

Dead Kennedys em São Paulo

Abertura: Garotos Podres
Data: 25/05
Local: Tropical Butantã
Endereço: Av. Valdemar Ferreira, 93. Butantã, São Paulo/SP
Ingressos: https://ticketbrasil.com.br/show/6886-deadkennedys-saopaulo-sp
Informações: https://www.facebook.com/events/2135132856577850

Dead Kennedys em Brasília

Abertura: Garotos Podres
Data: 26/05
Local: Toinha Brasil Show
Endereço: SOF, Quadra 9, Guará, Brasília/DF
Ingressos: https://ticketbrasil.com.br/show/6887-deadkennedys-brasilia-df
Informações: https://www.facebook.com/events/315977789093018

Dead Kennedys em Belo Horizonte

Data: 28/05
Local: Mister Rock
Endereço: Av. Tereza Cristina, 295 – Prado, Belo Horizonte
Ingressos: https://ticketbrasil.com.br/show/6888-deadkennedys-belohorizonte-mg
Informações: https://www.facebook.com/events/336952536935023
Dead Kennedys diz que pôster não foi autorizado e não reflete posição da banda Dead Kennedys diz que pôster não foi autorizado e não reflete posição da banda Reviewed by Igor Miranda on segunda-feira, abril 22, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário