O que esperar do show único do Avantasia no Brasil, com Shaman e Rec/All


O Free Pass Metal Festival será realizado neste domingo (2), no Espaço das Américas, em São Paulo. Com portões abertos a partir das 16h, o evento conta com shows de Avantasia (20h20), Shaman (18h40) e Rec/All (17h30).

Atração principal, o Avantasia traz a turnê de seu novo álbum, a "Moonglow World Tour", para o Brasil. Será o único show do projeto de Tobias Sammet em sua passagem pelo país - e dá-lhe show, pois a promessa é de um repertório de três horas de duração.

Antes de chegar ao Brasil, o Avantasia se apresentou no México e no Chile, além de ter um show marcado para esta sexta-feira (31) na Argentina. A promessa de um setlist extenso se cumpriu nas datas anteriores: são, no total, 23 músicas e performance de diversos vocalistas convidados, que também participaram da gravação do álbum "Moonglow".

Convidados

A escalação estrelada que o Avantasia traz ao Brasil conta com nomes do porte de Geoff Tate (ex-Queensrÿche), Eric Martin (Mr. Big), Ronnie Atkins (Pretty Maids), Jorn Lande (ex-Masterplan), Oliver Hartmann (ex-At Vance), Adrienne Cowan (Seven Spires) e Herbie Langhans (Voodoo Circle). No line-up de músicos de apoio, estão Sascha Paeth na guitarra, Miro nos teclados e Felix Bohnke na bateria.

Lendário produtor power, Sascha Paeth divulga detalhes de álbum solo

Além de todos os cantores citados, há a promessa de que o vocalista Andre Matos, presente no evento com o Shaman, fará uma participação no show do Avantasia. O brasileiro participou dos dois primeiros álbuns do projeto, "The Metal Opera" (2001) e "The Metal Opera Pt. 2" (2002). Tobias Sammet e Sascha Paeth também colaboraram com a banda de Matos, na faixa "Pride", do disco "Ritual" (2003), bem como na gravação do DVD "RituAlive" (2003).

Repertório

Mais da metade do álbum "Moonglow" marca presença no repertório, com as músicas "Alchemy", "Book of Shallows", "Ghost in the Moon", "Invincible", "Starlight" e "The Raven Child", além da faixa título e da versão para "Maniac" (Michael Sembello). Do registro anterior, "Ghostlights" (2016), são quatro: "Let the Storm Descend", "Upon You", "Lucifer", "Master of the Pendulum", "Mystery of a Blood Red Rose". De "The Scarecrow" (2008), outras quatro: "Lost in Space", "Shelter from the Rain", "Twisted Mind" e a canção que dá nome ao disco.

Ainda que não surpreenda, a presença de poucas músicas do aclamado "The Metal Opera" chama a atenção dos fãs mais antigos. O disco emplaca "apenas" quatro faixas no repertório: "Farewell", "Avantasia", "Reach Out for the Light" e "Sign of the Cross" - esta última, em um medley com "The Seven Angels", do álbum "The Metal Opera Pt. 2". O setlist é completo por "Dying for an Angel", "The Story Ain't Over" e "Promised Land", de outros registros de estúdio.

A prioridade aos álbuns atuais é esperada por uma série de motivos. O principal - e óbvio - é que são os trabalhos mais recentes do Avantasia e refletem melhor a ideia de Tobias Sammet para o projeto. Além disso, aproveita-se melhor a performance dos vocalistas convidados, já que nomes como Ronnie Atkins, Eric Martin, Geoff Tate e Jorn Lande nem estiveram nos primeiros discos do grupo.

Veja, abaixo, o provável repertório do Avantasia e alguns vídeos de shows.

1. Ghost in the Moon
2. Starlight (com Ronnie Atkins)
3 Book of Shallows (com Ronnie Atkins e Adrienne Cowan)
4. The Raven Child (com Jorn)
5. Lucifer (com Jørn Lande)
6. Alchemy (com Geoff Tate)
7. Invincible (com Geoff Tate)
8. Reach Out for the Light (com Oliver Hartmann)
9. Moonglow (com Adrienne Cowan)
10. Maniac (Michael Sembello cover, com Eric Martin)
11. Dying for an Angel (com Eric Martin)
12. The Story Ain't Over (com Eric Martin e Adrienne Cowan)
13. The Scarecrow (com Jørn Lande e Geoff Tate)
14. Promised Land (com Eric Martin e Jørn Lande)
15. Twisted Mind (com Eric Martin e Geoff Tate)
16. Avantasia (com Geoff Tate)
17. Let the Storm Descend Upon You (com Jørn Lande e Ronnie Atkins)
18. Master of the Pendulum (com Ronnie Atkins)
19. Shelter from the Rain (com Herbie Langhans, Oliver Hartmann e Adrienne Cowan)
20. Mystery of a Blood Red Rose (com Geoff Tate)
21. Lost in Space

Bis:
22. Farewell (com Adrienne Cowan)
23. Sign of the Cross / The Seven Angels (com todos)

"Ghost in the Moon":



"The Raven Child":



"Alchemy":



"Maniac":



"Dying for an Angel":



"Avantasia":



"Shelter from the Rain":



"Sign of the Cross" + "The Seven Angels":



Shaman e Rec/All

O Shaman é outra atração confirmada para o Free Pass Metal Festival. A banda retornou, no ano passado, com sua formação original.

Desde a sua volta, o Shaman tem tocado seus dois álbuns de estúdio gravados com a formação original na íntegra: "Ritual" e "Reason" (2005). Como o tempo de show será um pouco mais curto que o de costume, não se sabe como será o repertório: com todas as faixas, o que é bastante improvável, ou com uma seleção de ambos os discos.

Veja, a seguir, uma filmagem de um show recente do Shaman:



O line-up do evento é completo pela banda Rec/All, liderada por Rod Rossi, conhecido por gravar temas de animes como Dragon Ball e Cavaleiros do Zodiaco. A formação ainda conta com o guitarrista Marcelo Barbosa (Angra), o baixista Felipe Andreoli (Angra) e o baterista Pedro Tinello (Almah).

Veja, abaixo, um vídeo de um show do Rec/All:

O que esperar do show único do Avantasia no Brasil, com Shaman e Rec/All O que esperar do show único do Avantasia no Brasil, com Shaman e Rec/All Reviewed by Igor Miranda on sexta-feira, maio 31, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário