Sim, a guitarra de John Frusciante em Scar Tissue está desafinada


Os ouvidos menos apurados podem não perceber - aliás, nem os mais treinados notam -, mas a guitarra de John Frusciante na música "Scar Tissue", do Red Hot Chili Peppers, está ligeiramente desafinada. O guitarrista Paul Davids percebeu o fato e o compartilhou em um vídeo no YouTube.

A análise de Davids aponta, ainda, que a corda desafinada faz com que a música soe um pouco melhor. O argumento foi defendido a partir do conceito de "just intonation" / "pure intonation", algo como "entonação justa" ou "entonação pura", em tradução livre para o português.

"Todos os intervalos - a distância entre duas notas iguais em oitavas diferentes, como uma terça ou uma quinta - são baseados na relação entre elas. A oitava, por exemplo, tem o dobro da frequência da nota mais grave. Ou seja, a corda Lá (A) terá uma vibração duas vezes mais rápida se você tocá-la em uma oitava acima. [...] Usar essas relações para determinar os intervalos é algo chamado 'entonação justa'", explicou o youtuber.

- Leia também: A complicada 1ª saída de John Frusciante do Red Hot Chili Peppers

Porém, de acordo com o músico, a teoria da entonação justa é problemática por diversas razões. A principal delas é que o cálculo sempre é feito na escala de Dó (C) - ou seja, se o tom for alterado, deu ruim.



No caso de John Frusciante, tudo deu certo. Só que o técnico de guitarra dele, Dave Lee, relatou que a situação ocorreu por um acidente. Em trecho publicado pelo site Ultimate Guitar, o ex-funcionário do Red Hot Chili Peppers ficou "traumatizado" e passou a afinar o instrumento do chefe sempre que possível.

"A leve desafinação foi um acidente, embora John tenha percebido como soava - e acabou aprovando. Passei a afinar as guitarras de John toda hora que ele fazia shows desde então. E eu afinava na frequência que o meu afinador pedia: A-440", afirmou.

Perguntado se a ideia da ligeira desafinação teria sido do produtor Rick Rubin, ele respondeu: "duvido bastante". "Quando John está gravando, raramente alguém dá sugestões. Não que ele não esteja aberto, mas geralmente ele só faz o que tem que fazer. E tudo fica ótimo, então, não há por que mexer nisso", disse.

Sim, a guitarra de John Frusciante em Scar Tissue está desafinada Sim, a guitarra de John Frusciante em Scar Tissue está desafinada Reviewed by Igor Miranda on terça-feira, junho 04, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário