The Raconteurs volta após uma década com Help Us Stranger; ouça e confira opinião


O The Raconteurs – formado por Jack White (ex-White Stripes), Brendan Benson, Jack Lawrence e Patrick Keeler – anunciou o lançamento do terceiro disco da carreira, intitulado "Help Us Stranger". O primeiro álbum da banda em mais de uma década chega no dia 21 de junho, pela Third Man Records/[PIAS].

Em material de divulgação, é revelado que "Help Us Stranger" traz o The Raconteurs "em uma contínua busca pelo futuro do rock and roll, com riffs poderosos, blues, psicodelia, funk e soul".

Todas as músicas foram compostas por Jack White e Brendan Benson, com exceção de "Hey Gyp (Dig The Slowness)", cover de Donovan. A gravação foi realizada no Third Man Studio, estúdio de White em Nashville, nos Estados Unidos. A produção foi feita pela própria banda contou com a engenharia de som de Joshua V. Smith.

O registro conta com participações do tecladista e multi-instrumentista Dean Fertita (The Dead Weather, Queens of the Stone Age) e das irmãs Lillie Mae Rische e Scarlett Rische.

Ouça "Help Us Stranger" no player a seguir, via Spotify:



Raconteurs justifica retorno com Help Us Stranger

O mundo pode se perguntar: será que precisamos do Raconteurs em pleno 2019?

O projeto foi lançado na década passado como uma válvula de escape para um prolífico Jack White, que, na época, ainda era conhecido apenas pelo White Stripes. A banda com Meg White chegou ao fim e, desde então, ele se dedica à sua carreira solo, a grupos como o The Dead Weather e diversos outros trabalhos relacionados ao seu próprio selo, Third Man Records.

Por exercer a função de "projeto paralelo" de Jack White, o Raconteurs encontrou relevância com seus dois primeiros álbuns, o ótimo "Broken Boy Soldiers" (2006) e o bom "Consolers of the Lonely" (2008). Uma década depois, o terceiro disco, "Help Us Stranger" (2019) foi anunciado e muitos se perguntaram se o grupo teria algum propósito após tanto tempo.

Respondo que, sim, há propósito por trás da volta do Raconteurs. E por mais que seja pretensioso dizer que o mundo precise dessa banda completa por Brendan Benson (vocal, guitarra), Patrick Keeler (bateria) e Jack Lawrence (baixo), dá para dizer que o ambiente fica mais divertido com esse grupo na ativa.

"Help Us Stranger" é um disco de rock na essência e desmente o seu próprio press-release, que promete apresentar misturas com funk e soul: isso não ocorre por aqui. Suas músicas captam muito do classic rock da década de 1970, do rock ainda despretensioso do meio da década de 1960 e um pouco do indie/alternativo, ainda que em doses sutis. Por si só, já volta a servir como uma válvula de escape para o inquieto Jack White, pois sua carreira solo está cada vez mais distante do estilo como um todo.

O que favorece "Help Us Stranger", definitivamente, é o repertório bem construído. As músicas são boas. Algumas delas te fazem ter vontade de colocar no repeat, como a abertura "Bored And Razed", a bela "Thoughts And Prayers" e a trinca "Hey Gyp (Dig The Slowness)" (cover do Donovan), "Sunday Driver" e "Now That You're Gone". Todos os integrantes parecem trabalhar por um bem comum e não soa como um projeto solo de Jack White - até porque não é, já que Brendan Benson divide a responsabilidade criativa.

Por incrível que pareça, fazer rock da forma mais clássica possível soa como novidade atualmente. Nesse ponto, "Help Us Stranger" encontra relevância o suficiente para se credenciar a um dos bons momentos musicais do estilo em 2019.

Veja, abaixo, a capa e a tracklist de "Help Us Stranger":


1. Bored and Razed
2. Help Me Stranger
3. Only Child
4. Don’t Bother Me
5. Shine The Light On Me
6. Somedays (I Don’t Feel Like Trying)
7. Hey Gyp (Dig The Slowness)
8. Sunday Driver
9. Now That You’re Gone
10. Live A Lie
11. What’s Yours Is Mine
12. Thoughts and Prayers

Foto da matéria: Olivia Jean / divulgação
The Raconteurs volta após uma década com Help Us Stranger; ouça e confira opinião The Raconteurs volta após uma década com Help Us Stranger; ouça e confira opinião Reviewed by Igor Miranda on sexta-feira, junho 21, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário