Por que Free Bird, do Lynyrd Skynyrd, é tão longa?


A música 'Free Bird' é um dos grandes clássicos do Lynyrd Skynyrd, a maior banda de southern rock da história. A faixa foi lançada pelo grupo em 1973, em seu álbum de estreia, 'Pronounced 'Lĕh-'nérd 'Skin-'nérd', e segue como um de seus maiores hits.

'Free Bird' conseguiu cativar o público mesmo com seus extensos 9 minutos de duração - a partir da segunda metade, entram os icônicos solos de guitarra de Allen Collins, falecido em 1990. A faixa até ganhou uma versão single com 4 minutos e 41 segundos, mas as pessoas gostam, mesmo, é da versão original. Nos shows, fica ainda maior, chegando a 15 minutos com frequência.

E por que 'Free Bird' acabou ficando tão longa? Em entrevista ao programa de rádio Ultimate Classic Rock Nights, o guitarrista Gary Rossington revelou o que originou essa duração estendida.

- Leia: 'A pergunta que mais fazem ao Lynyrd Skynyrd é se somos do Alabama'

Rossington comentou que o vocalista Ronnie Van Zant, falecido em 1977, era contra deixar 'Free Bird' tão longa, enquanto Allen Collins era favorável, já que privilegiaria seus solos. Os dois foram obrigados a entrar em um meio-termo.

"Allen Collins compôs todos os acordes, planejou muito a música e estava tentando fazer Ronnie compor a letra. Ronnie achou que tinham muitas mudanças de acordes. Levou umas duas ou três semanas com Allen tocando os acordes", afirmou.

Um dia, a melodia de Collins finalmente chamou a atenção de Van Zant. "Ronnie pediu para que ele tocasse novamente. Era o que ele fazia: se algo chamasse a atenção dele, ele pedia para tocar mais vezes. Mas por meia hora, uma hora sem parar", contou Rossington.

O cantor, então, teve a ideia de compor uma baladinha romântica com base nos acordes. "Uma música simples de amor sobre ir embora, sabe? Do tipo: 'você iria se lembrar de mim?'. É uma história verdadeira sobre ele, que a compôs muito rapidamente", afirmou.

Porém, algo inesperado aconteceu: "Com tantos ensaios e jams, a música ficada mais longa cada vez que a tocávamos. Inicialmente, não tínhamos aquele final, com o encerramento extenso com guitarra. Era apenas a música mais lenta e romântica. Daí, veio com aquele fim e enquanto a praticávamos, foi aparecendo".

Por que Free Bird, do Lynyrd Skynyrd, é tão longa? Por que Free Bird, do Lynyrd Skynyrd, é tão longa? Reviewed by Igor Miranda on segunda-feira, setembro 02, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário