Abbey Road não seria o último disco dos Beatles, confirma Ringo Starr


O baterista Ringo Starr confirmou, em entrevista à BBC Radio, que 'Abbey Road' (1969) não seria o último álbum a ser gravado pelos Beatles. O pesquisador Mark Lewisohn revelou, no último mês de setembro, uma série de arquivos que indicavam um planejamento para gravar mais um disco.

Vale lembrar que 'Let It Be' (1970), registro final da discografia, foi lançado após 'Abbey Road'. No entanto, o trabalho já estava pronto - só levou mais tempo para chegar às prateleiras.

- Resenha: Os 50 anos de Abbey Road, o verdadeiro canto do cisne dos Beatles

Starr disse que os Beatles gravaram 'Abbey Road' e ficaram satisfeitos, mas ninguém pontuou que seria a última gravação juntos. "Ninguém disse isso, nunca senti que iria acabar. Fizemos o disco e, em seguida, tirávamos um tempo para fazer o que quiséssemos. Paul (McCartney), então, nos ligou e perguntou se queríamos nos reunir em estúdio para fazer outro", afirmou.

Por fim, o baterista disse que, como existiam planos para dar sequência, 'Abbey Road' não era pensado como o encerramento. Porém, acabou sendo, já que o fim foi anunciado em 1970.

- Leia: Quando os Beatles quase estrelaram um filme de O Senhor dos Anéis

Os registros

Em entrevista ao jornal "The Guardian", o expert em Beatles, Mark Lewisohn, revelou que os Beatles consideravam gravar um novo álbum após 'Abbey Road'. O especialista obteve a informação a partir de uma fita que gravou um encontro entre John Lennon, Paul McCartney e George Harrison na Apple Records ainda em 1969.

- Leia: Beatles planejava novo álbum após Abbey Road com mais Harrison; como seria?

Ringo Starr não foi à reunião, pois estava tratando de um problema no intestino em um hospital. Foi por causa do baterista, inclusive, que a conversa foi registrada - "Ringo, você não pode estar aqui, mas estamos fazendo isso para você ouvir o que estamos debatendo", diz Lennon, logo no começo da gravação.

A conversa entre os três músicos girou em torno do planejamento de um novo álbum. Eles ainda pensavam em lançar um single no Natal de 1969 - uma estratégia comercial típica dos tempos de Beatlemania. A ideia era, inclusive, expandir as colaborações para que Harrison e Starr trouxessem mais composições próprias.
Abbey Road não seria o último disco dos Beatles, confirma Ringo Starr Abbey Road não seria o último disco dos Beatles, confirma Ringo Starr Reviewed by Igor Miranda on terça-feira, outubro 15, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário