The Who inventou o heavy metal e Led Zeppelin copiou, diz Pete Townshend


O The Who é pioneiro em muitos sentidos. O peso e a visceralidade do som dos caras, ainda na década de 1960, chamou atenção de muita gente.

Em entrevista ao Toronto Sun, o guitarrista e líder criativo do The Who, Pete Townshend, buscou estabelecer qual a real importância da banda na música. Segundo ele, o grupo "meio que inventou" o heavy metal e ainda foi copiado por nomes como o Led Zeppelin.

"O álbum mais recente do The Who, 'Who', não soa como o The Who daqueles anos iniciais do heavy metal. Nós meio que inventamos o heavy metal em nosso primeiro álbum ao vivo, 'Live At Leeds'", diz ele, em menção ao trabalho ao vivo de 1970.



O músico complementou: "Fomos copiados por tantas bandas, principalmente o Led Zeppelin - peso na bateria, no baixo, na guitarra. Algumas daquelas bandas, como o Jimi Hendrix Experience, fizeram melhor do que nós mesmos".

- Leia: O álbum de estreia do Led Zeppelin, que mudou o rock há 50 anos

Outro nome citado como "excessivamente influenciado" pelo The Who foi o Cream. "Com Eric Clapton, Jack Bruce e Ginger Baker, o Cream surgiu em 1967, mesmo ano que Jimi Hendrix, e meio que roubaram nosso bastão. As pessoas que querem ouvir aquela sonoridade heavy metal antiga podem conferir várias bandas. Não é o que oferecemos hoje. Mesmo que quiséssemos. Nunca esteve no topo de minha lista de desejos", afirmou Townshend.

Curiosamente, o álbum citado por Pete Townshend, "Live at Leeds", foi gravado em 14 de fevereiro de 1970, um dia após o Black Sabbath lançar seu disco de estreia, autointitulado, que é visto como o "marco zero" do heavy metal. O registro ao vivo acabou saindo em maio de 1970.

A estreia do Black Sabbath é considerada, por muitos, como o primeiro álbum de heavy metal da história. Porém, o estilo já era explorado por outros artistas, especialmente em músicas avulsas: Blue Cheer, Cream, Led Zeppelin, Beatles, Steppenwolf, Vanilla Fudge e outros, além do próprio The Who.
The Who inventou o heavy metal e Led Zeppelin copiou, diz Pete Townshend The Who inventou o heavy metal e Led Zeppelin copiou, diz Pete Townshend Reviewed by Igor Miranda on sexta-feira, dezembro 27, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário