Como Eye of the Tiger, do Survivor, foi parar em Rocky III


Quando se fala no icônico personagem Rocky Balboa, interpretado por Sylverster Stallone e protagonista de uma série de filmes, logo vem à mente o riff da música 'Eye of the Tiger', do Survivor, trilha da terceira produção da franquia, 'Rocky III'. A história que fez a canção parar na trilha do longa é um tanto curiosa e indica que a banda americana de AOR não era a primeira opção para aquele trabalho.

Formado em 1978 pelo guitarrista Frankie Sullivan e pelo tecladista Jim Peterik (que também tocava guitarra ocasionalmente), o Survivor já havia lançado dois álbuns, 'Survivor' (1979) e 'Premonition' (1981), com pouco destaque. A banda até conseguiu colocar 'Poor Man's Son', do segundo disco, em 33° lugar das paradas dos Estados Unidos, mas os caras ainda não haviam chegado a um hit concreto.

No fim de 1981, Sylverster Stallone deixou uma mensagem na secretária eletrônica de Jim Peterik que nem o próprio músico acreditava. Ele conta que tocou várias vezes a gravação, sem acreditar que o ator, um astro mundial já naqueles tempos, o convidava para a trilha sonora de um novo filme.

Stallone chegou ao Survivor por meio de conexões em comum. O irmão dele, Frank, era cantor e fazia parte da mesma gravadora que a banda, a Scotti Brothers Records. Frank comentou, ainda, que havia adorado a já mencionada 'Poor Man's Son', o que chamou atenção de Sylverster.



O ator precisava de uma música para embalar 'Rocky III', pois sua primeira opção foi negada: era 'Another One Bites the Dust', do Queen. A banda não autorizou o uso da canção, o que abriu caminho para que o Survivor fosse sondado.

'Jovial'

Na ligação a Jim Peterik, Sylverster Stallone pediu algo "para a garotada", que soasse "moderno" e com a pegada, justamente, de 'Another One Bites the Dust'. Peterik se animou e falou com Frankie Sullivan, que também ficou empolgado. Os dois receberam um vídeo com cenas de ação de 'Rocky III', ficaram inspirados e criaram 'Eye of the Tiger'.

O riff inicial da música busca reproduzir a ideia dos socos, tão presentes em um filme sobre... boxe. O título veio de uma frase do personagem Micky Goldmill, treinador de Rocky interpretado por Burgess Meredith. Em dado momento, ele diz: "Rocky, você precisa manter o 'olho do tigre'", em referência à cultura chinesa, que tem o olho do tigre como o "instinto assassino". Nascia, ali, um hit.



Sucesso imenso

Todos, inclusive Stallone, gostaram muito do resultado final, mas ninguém imaginava o sucesso que 'Eye of the Tiger' acabaria fazendo. A música emplacou no primeiro lugar das paradas de Estados Unidos, Reino Unido, Japão, Austrália, Canadá, Finlândia, Irlanda, Noruega e África do Sul. O single vendeu mais de 2 milhões de cópias só em território americano.

O êxito comercial da música embalou, ainda, as vendas do álbum também intitulado 'Eye of the Tiger'. O disco chegou ao segundo lugar das paradas dos Estados Unidos e carregava outra música que chegou ao top 20 dos charts do país: 'American Heartbeat'.



Problemas e novo hit

Infelizmente, o Survivor não conseguiu reproduzir o mesmo sucesso com o álbum seguinte, 'Caught in the Game' (1983). Pouco tempo depois, o vocalista Dave Bickler foi demitido da banda após ter problemas vocais.

O mais próximo que o Survivor chegou ao sucesso de 'Eye of the Tiger' foi, novamente, graças a Rocky Balboa. O quarto filme do personagem, 'Rocky IV', traz outra música da banda: 'Burning Heart', já com o novo vocalista Jimi Jamison, que chegou ao top 10 das paradas dos Estados Unidos (2°), Reino Unido (5°), Suíça (1°), Suécia (5°), Irlanda (2°) e França (2°), entre outros.

Steve Perry é pago pelo Journey até hoje para banda seguir sem ele

Como as vendas do Survivor pareciam depender demais dos filmes, a situação começou a ficar insustentável após os álbuns não conseguirem bons números. Por isso, a banda entrou em hiato no ano de 1988, voltando em 1993, já sem o mesmo brilho de outros tempos.

Como Eye of the Tiger, do Survivor, foi parar em Rocky III Como Eye of the Tiger, do Survivor, foi parar em Rocky III Reviewed by Igor Miranda on quinta-feira, março 19, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário