Grunge tinha outro nome mais justo com as bandas, segundo Jerry Cantrell


A nomenclatura grunge nunca foi recebida tão bem pelas bandas do movimento. Aliás, é raro encontrar algum grupo que aceite ser classificado como parte de um movimento ou estilo musical mais específico.

Em entrevista à Metal Hammer, o guitarrista do Alice in Chains, Jerry Cantrell, falou sobre o grunge enquanto rótulo e voltou a expressar sua insatisfação com o termo. O músico pontuou que outro nome mais justo com as bandas costumava ser dito no passado: Seattle sound.

"A palavra 'grunge' nunca foi popular entre qualquer um de nós em Seattle. Antes desse termo, as pessoas se referiam a nós como 'Seattle sound'", disse.

Cantrell pontuou que gostava mais do nome 'Seattle sound'. "Embora fôssemos únicos, havia uma espécie de ethos, um monte de moleques fazendo barulho e tocando em bares e festas. Todas as bandas de Seattle compartilhavam isso, pois era uma cidade pequena e íamos aos shows uns dos outros", afirmou.

Kim Thayil, do Soundgarden, revela seus 10 álbuns favoritos do grunge

Anteriormente, em entrevista ao podcast Let There Be Talk concedida no ano de 2016, Jerry Cantrell pontuou que o movimento musical de Seattle era muito legal pela parceria entre as bandas. "Havia uma banda ótima em algum lugar toda semana: Soundgarden, Melvins, Mudhoney, Screaming Trees, Mother Love Bone... e não era uma competição, havia uma admiração mútua. Amávamos aquilo", disse.



Por outro lado, ele observou, naquela ocasião, que o termo grunge era um "desserviço". "Nenhuma banda soava parecida com a outra. Havia Nirvana, Soundgarden... eu nem tentava soar parecido como eles", afirmou.

Embora o grunge seja fortemente associado à cidade de Seattle, bandas de outras localidades se tornaram notáveis por explorar a sonoridade em seus trabalhos. O Stone Temple Pilots, por exemplo, é de San Diego, na Califórnia. Já o Radiohead, cujo primeiro disco está fortemente associado ao estilo, é do Reino Unido.

Além das bandas citadas anteriormente, outros nomes relacionados ao grunge que merecem ser citados são Green River, Hole, 7 Year Bitch, Dinosaur Jr, Toadies, Veruca Salt, L7, Smashing Pumpkins, além dos supergrupos Mad Season e Temple of the Dog.
Grunge tinha outro nome mais justo com as bandas, segundo Jerry Cantrell Grunge tinha outro nome mais justo com as bandas, segundo Jerry Cantrell Reviewed by Igor Miranda on terça-feira, março 24, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário