Como foi o empolgante primeiro ensaio do Led Zeppelin, segundo Jimmy Page


Nem todos sabem, mas o Led Zeppelin foi formado com pompas de supergrupo. Os músicos não eram tão famosos, mas já tinham trabalhos em outras bandas da cena britânica. O guitarrista Jimmy Page era o mais conhecido entre eles, por ter feito parte do Yardbirds - o Zeppelin, inclusive, fez suas primeiras apresentações cumprindo datas que o Yardbirds não faria, após ter encerrado suas atividades.

Dessa forma, o início do Led Zeppelin foi bastante corrido. Os músicos não eram amigos de infância que tocavam juntos há anos: eles mal se conheciam. Page já havia gravado com o baixista John Paul Jones, já que os dois eram músicos de estúdio, e o vocalista Robert Plant tocava com o baterista John Bonham em outra banda. Porém, enquanto grupo, não havia química prévia.

Isso não quer dizer que não havia química. Em entrevista ao podcast Ultimate Classic Rock Nights, Jimmy Page relembrou do primeiro ensaio do Led Zeppelin, realizado em 12 de agosto de 1968. O ensaio inaugural da banda ocorreu apenas um mês após o show final do Yardbirds e pouco tempo antes da gravação do primeiro álbum, autointitulado e lançado em janeiro de 1969.

- Resenha: O álbum de estreia do Led Zeppelin, que mudou o rock há 5 décadas

"O que eu notei, naquele ensaio, é que eu nunca havia sentido algo daquele tipo antes. Também percebi que todos estávamos no mesmo barco. Não importava o que eles tivessem feito no passado, eles nunca estiveram em uma situação onde tudo estava tão intenso e conectado, logo no primeiro ensaio", disse Page, inicialmente.

Em seguida, o guitarrista pontuou que trabalhou diretamente com Robert Plant, em casa, para chegar a músicas como  'Dazed and Confused' e 'Babe I'm Gonna Leave You'. "Ainda assim, aquele ensaio inicial foi o suficiente para todos aceitarem. Fomos gravar em outubro de 1968, o Yardbirds ainda existia em julho de 1968. Imagine o quão rápido foi tudo isso", afirmou.



Em uma entrevista concedida em 2018, Jimmy Page comentou que o ensaio aconteceu em um estúdio em Londres, na Inglaterra. "Contamos 1, 2, 3, 4 e começamos a tocar. Continuamos estendendo aquela música e fizemos jams. No fim, pude confirmar que era uma experiência capaz de mudar a vida de todos os envolvidos. Todos sabiam que nunca haviam tocado com pessoas iguais musicalmente falnado até aquele ponto", disse.

O primeiro show foi realizado na Dinamarca, em 7 de setembro de 1968, em uma turnê pela Escandinávia que cumpria datas deixadas pelo Yardbirds. "Eu queria fazer a banda tocar para o público antes de ir para o estúdio. Sabia que a maneira de fazer isso era ter quatro músicos realmente afiados - e que todos poderiam ser ouvidos no disco, não apenas um", afirmou.

Ouça, abaixo, um show do Led Zeppelin gravado em 30 de dezembro de 1968, um dos primeiros reigstros da banda no palco:

Como foi o empolgante primeiro ensaio do Led Zeppelin, segundo Jimmy Page Como foi o empolgante primeiro ensaio do Led Zeppelin, segundo Jimmy Page Reviewed by Igor Miranda on segunda-feira, março 30, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário