Horisont lança seu 6° álbum Sudden Death e cativa com seu hard retrô, ouça


O Horisont lançou, nesta sexta-feira (15), seu sexto álbum de estúdio. Intitulado 'Sudden Death', o disco chega a público por meio da gravadora Century Media Records.

Ouça 'Sudden Death' a seguir, via Spotify:



'Sudden Death' é disponibilizado aos fãs cerca de 3 anos depois de seu antecessor, 'About Time' (2017). Em seu novo trabalho, o quinteto sueco formado por Axel Söderberg (vocal), Charles Van Loo e David Kalin (guitarras), Magnus Delborg (baixo) e Pontus Jordan (bateria) não modifica tanto sua proposta original, de apresentar um hard rock retrô, quase empoeirado, com alguma influência do progressivo.

Lançamentos: os álbuns de rock e metal de 2020

Aqui, porém, as influências prog e até do space rock aparecem mais encorpadas, lembrando o que foi feito em 'Odyssey' (2015). Mesmo sem um tecladista ou pianista, dá para ouvir o órgão mais presente em diversas músicas, como 'Free Riding' e 'Into the Night'. Há até um flerte, ainda que muito tímido, com alguns clichês do AOR que deixam as músicas mais envolventes.



Embora sua proposta seja exaltar a estética do rock dos anos 70, o Horisont volta a refletir, neste álbum, frescor e originalidade raros entre as bandas que se propõem a soar vintage. O caldeirão sonoro vai das guitarras referenciando os primeiros álbuns do Judas Priest à cozinha genuinamente Deep Purple, passando pelos teclados que citam de Yes a Toto e, claro, o vocal de Axel, que peca em técnica, mas retribui em feeling.

Toda essa autenticidade se reflete em músicas como a intrincada 'Breaking the Chain', a melódica 'Sail On', a progressiva 'Free Riding' e a classuda 'Revolution', entre outros destaques. Tem até um ar de diversão no meio disso tudo, como se eles próprios não levassem tudo isso tão a sério - rock and roll tem a ver com isso, né?

Como nem tudo são flores, o ponto negativo mais perceptível de 'Sudden Death', na minha visão, é a duração do álbum: uma hora, com distribuição em 13 faixas. Isso é atenuado pela tracklist ter uma série de músicas envolventes e até alguns momentos mais ousados (como 'Graa Dagar', composta em sueco e de estilo bem diferente), mas a audição em uma tacada só pode ser cansativa para alguns ouvidos mais dinâmicos.



Ainda assim, o novo álbum do Horisont já pode ser apontado como um de seus definitivos, ao lado de 'Odyssey'. Tem boas músicas, uma proposta artística mais definida e os músicos mandam bem. Recomendado para fãs do legítimo som empoeirado.

'Sudden Death' está representado na playlist de lançamentos, atualizada semanalmente. Siga e dê o play:



Veja, abaixo, a capa e a tracklist do álbum:


1 .Revolution
2. Free Riding
3. Pushin' The Line
4. Into The Night
5. Standing Here
6. Runaway
7. Gråa Dagar
8. Sail On
9. Breaking The Chain
10. Hold On
11. Archaeopteryx In Flight
12. Reign of Madness
13. White Light
Horisont lança seu 6° álbum Sudden Death e cativa com seu hard retrô, ouça Horisont lança seu 6° álbum Sudden Death e cativa com seu hard retrô, ouça Reviewed by Igor Miranda on sexta-feira, maio 15, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário