As incríveis trilhas sonoras dos filmes Máquina Mortífera, com Eric Clapton e outros


Em 1987, estreava o primeiro filme da franquia 'Máquina Mortífera', um clássico do gênero conhecido como 'buddy cop', em que protagonistas tão diferentes devem se juntar para derrotar bandidos. O longa se destacou não apenas pela história empolgante dos detetives Martin Riggs (Mel Gibson) e Roger Murtaugh (Danny Glover), como, também, pela trilha sonora que reuniu o guitarrista Eric Clapton, o maestro Michael Kamen e o saxofonista David Sanborn.

Clapton, em especial, é um nome de envolvimento impressionante com a trilha sonora. Na época, o músico ensaiava um retorno aos bons tempos - depois de tantos trabalhos de pouca repercussão, ele conseguia se mostrar bem no álbum 'August', de 1986, que trazia músicas como 'It's in the Way That You Use It', 'Behind the Mask' e 'Tearing Us Apart'. A partir daí, a carreira do guitarrista recuperou fôlego e ele lançou discos de sucesso.

- Leia também: Eric Clapton diz sentir vergonha de antigos comentários racistas

Antes do primeiro 'Máquina Mortífera', Eric Clapton trabalhou com o maestro Michael Kamen na trilha sonora da série de TV britânica 'Edge of Darkness'. Kamen sempre teve um pé no rock, já que, tanto antes quanto depois dos anos 80, trabalhou com Queen, Metallica (inclusive no 'S&M'), Guns N' Roses, Cranberries, David Bowie, Bon Jovi, Rush e Aerosmith, só para citar alguns. No fim das contas, a parceria no seriado deu tão certo que os dois se juntaram a David Sanborn para desenvolver a parte musical do novo filme.



O resultado artístico obtido pela parceria dos três foi surpreendentemente positivo. A guitarra tipicamente blues de Clapton se aliou bem às harmonias eruditas de Kamen e atingiu outro patamar com as inserções promovidas pelo sax de Sanborn - o som do instrumento, em especial, se tornou peculiarmente indissociável do filme.

Também lançada em formato de álbum, a trilha do primeiro filme é, em sua maioria, instrumental. Apenas a música-tema, intitulada 'Lethal Weapon' (também o nome do filme e da franquia subsequente em inglês) e gravada pela banda de AOR canadense Honeymoon Suite, contém vocais.

- BBM: quando o Cream 'voltou' com Gary Moore no lugar de Eric Clapton



Assim como essa faixa, toda a soundtrack de 'Máquina Mortífera' é o mais puro suco de anos 80, seja em timbragens ou construções melódicas. É curioso, ainda, perceber como a guitarra de Eric Clapton representa o intempestivo Martin Riggs, enquanto o saxofone de David Sanborn caracteriza o cansado Roger Murtaugh. As inserções de orquestra de Michael Kamen dão a liga a isso, o que gera um resultado acima da média.

Com o sucesso do primeiro filme, não demorou muito até que uma segunda produção fosse lançada. Em 1989, saiu 'Máquina Mortífera 2', que repetiu não só os principais personagens, como, também a colaboração entre Eric Clapton, Michael Kamen e David Sanborn, resultando em uma trilha sonora que também ganhou um disco próprio.



Além do trio, rolaram colaborações externas de George Harrison, com 'Cheer Down', e Beach Boys, com 'Still Cruisin' (After All These Years)'. Um cover de 'Knockin' on Heaven's Door', original de Bob Dylan, reuniu o trio com o cantor de jazz/R&B Randy Crawford - embora não seja a versão incorporada abaixo. Mais uma trilha de ótimo gosto.

- Leia também: Eric Clapton está ficando surdo e com dificuldade para tocar



Em 'Máquina Mortífera 3', lançado em 1992, o trio voltou a trabalhar junto e, sob a liderança de Clapton, ainda rolaram participações de Sting (em 'It's Probably Me') e Elton John ('Runaway Train'). As duas, reunidas no álbum da trilha sonora, viraram hit independentemente do filme.

- Leia também: Saiba mais sobre a neuropatia periférica, doença que acometeu Eric Clapton



O último filme da franquia, 'Máquina Mortífera 4', também trouxe o trio em colaboração, mas foi a única trilha sonora a não ser lançada em formato de álbum. Apenas em 2013, as faixas foram divulgadas ao público como parte do box 'Lethal Weapon Soundtrack Collection', com 8 CDs que reúnem as produções musicais dos quatro longas.

As quatro trilhas sonoras fizeram sucesso de formas diferentes. Nos dois primeiros filmes, ajudaram em indicações para categorias específicas de mixagem e edição de som no Oscar. Com o terceiro, longa de maior sucesso da franquia e com duas músicas se tornando hits, concorreu à categoria de Melhor Canção para Cinema ou TV do Grammy.

- Leia também: Os músicos reais por trás de Stillwater, a banda do filme Quase Famosos

Confira, abaixo, a lista de faixas de cada uma das trilhas sonoras de 'Máquina Mortífera', além dos áudios na íntegra.

'Máquina Mortífera' (1987)


01. Lethal Weapon 2:41 -performed by Honeymoon Suite
02. Amanda 3:07
03. Meet Martin Riggs 5:22
04. Roger 4:01
05. Coke Deal 4:16
06. Mr. Joshua 4:06
07. They've Got My Daughter 1:03
08. The Desert 7:44
09. Nightclub 3:39
10. The Weapon 4:25



'Máquina Mortífera 2' (1989)


01. Cheer Down (George Harrison)
02. Still Cruisin' (After All These Years) (The Beach Boys)
03. Knockin' on Heaven's Door (Randy Crawford)
04. Riggs
05. The Embassy
06. Riggs and Roger
07. Leo
08. Goodnight Rika
09. The Stilt House
10. The Shipyard



'Máquina Mortífera 3' (1992)


01. It's Probably Me (Sting e Eric Clapton)
02. Runaway Train (Elton John e Eric Clapton)
03. Grab the Cat
04. Leo Getz Goes to the Hockey Game
05. Darryl Dies
06. Riggs and Rog
07. Roger's Boat
08. Armour Piercing Bullets
09. God Judges Us By Our Scars
10. Lorna - A Quiet Evening by the Fire

A versão lançada em álbum é a que está listada acima, mas não está disponível em nenhuma plataforma. Dessa forma, a versão incorporada abaixo é a do 5° CD do box 'Lethal Weapon Soundtrack Collection', com faixas instrumentais inéditas usadas no longa.



'Máquina Mortífera 4' (1998)


Disco 1:

01. Don't Turn / Cute Shorts
02. Leo's Shark / Boys on Boat
03. Freighter
04. The Payoff
05. Slaves
06. Butters' Intro
07. Lifeboat
08. Marriage Talk
09. Chinese Food
10. Freeing Slaves
11. Birdman News / Butters Likes Me
12. Drive to Uncle Benny's / Leo Gets Arrested
13. Uncle Benny's Restaurant
14. Chinatown Chase
15. Riggs Falls
16. Tequila
17. Chinese Prison
18. Locker Room
19. Cell Phone
20. House Fight
21. Ku Attacks

Disco 2:

01. Freeway Chase
02. Riggs on Table
03. Four Fathers
04. Holiday Talk
05. Hong with Money/ Money Montage
06. Baby Train
07. Warehouse Fight/ Showdown
08. Underwater Fight
09. Underwater Fight Concludes
10. Murtaugh to the Rescue
11. Cemetery
12. Hospital/ Babies
13. Butters' Intro (alternate)
14. Chinatown Chase (alternate)
15. Wild Takes

Como 'Máquina Mortífera 4' não ganhou um álbum com trilha sonora, a versão listada acima e incorporada abaixo é a que está no box set 'Lethal Weapon Soundtrack Collection'.

As incríveis trilhas sonoras dos filmes Máquina Mortífera, com Eric Clapton e outros As incríveis trilhas sonoras dos filmes Máquina Mortífera, com Eric Clapton e outros Reviewed by Igor Miranda on segunda-feira, junho 15, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário